24/05/2012

Implante auditivo tem tamanho de um grão de arroz

Redação do Diário da Saúde
Implante auditivo totalmente embutido do tamanho de um grão de arroz
O aparelho totalmente miniaturizado inclui um microfone e um acelerômetro, para detectar vibrações e convertê-las em sinais eletrônicos. Esses sinais são enviados aos eletrodos na cóclea, e daí para o cérebro.
[Imagem: Case Western Reserve University/University of Utah]

Implante auditivo interno

Implantes cocleares já restauraram a audição de centenas de milhares de pessoas.

Apesar dos benefícios, eles exigem o uso de um microfone e de um equipamento eletrônico no lado de fora da cabeça, levantando questões de confiabilidade e impedindo que seus portadores pratiquem esportes como a natação.

Agora, engenheiros das universidades de Utah e Ohio (EUA) desenvolveram um protótipo de implante auditivo que pode ser colocado no ouvido médio.

Isso significa "embutir" toda a aparelhagem, tornando virtualmente impossível detectar se uma pessoa possui o implante ou não, eliminando também eventuais estigmas sociais.

Grão de arroz

No estágio atual, o protótipo mede 2,5 milímetros por 6,2 milímetros e pesa 25 miligramas.

Os pesquisadores afirmam ter com meta reduzir o pacote para um cubo de 2 por 2 milímetros até a aprovação de seu uso pelas autoridades de saúde.

O estudo mostrou que o som é transmitido de forma mais eficiente para o microfone implantado internamente se os cirurgiões primeiro removerem a bigorna - um dos três pequenos ossos do ouvido médio.

Recarga noturna

O protótipo já foi testado em corpos humanos, mas o início dos testes em pacientes deverá demorar cerca de três anos.

Nesse período, Darrin Young e seus colegas vão se concentrar na miniaturização adicional do aparelho e na melhoria da captação dos sons agudos mais baixos.

O implante ainda terá uma conexão com o mundo externo: os pacientes precisarão usar um carregador atrás da orelha durante a noite, para recarregar a bateria implantada.

Young disse que cada carga da bateria deverá durar vários dias.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Implantes

Audição

Cirurgias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.