30/01/2024

Luva inteligente promete melhorar mobilidade de pacientes com AVC

Redação do Diário da Saúde
Luva inteligente promete melhorar mobilidade de pacientes com AVC

[Imagem: Arvin Tashakori et al. - 10.1038/s42256-023-00780-9]

Luva para tratar AVC

Uma equipe de pesquisadores, médicos e engenheiros canadenses começou a testar uma nova tecnologia para ajudar na recuperação de pessoas que sofreram acidente vascular cerebral (AVC).

O objetivo é ambicioso: Restaurar o uso dos membros e mãos dos pacientes com sequelas do derrame.

A tecnologia está incorporada em uma luva capaz de rastrear os movimentos das mãos e dos dedos durante os exercícios de reabilitação.

A luva incorpora uma rede sofisticada de fios altamente sensíveis e sensores de pressão, tudo tecido em um têxtil elástico confortável. Os sensores permitem rastrear, capturar e transmitir sem fio até mesmo os menores movimentos das mãos e dos dedos.

"Com esta luva, podemos monitorar os movimentos das mãos e dos dedos dos pacientes sem a necessidade de câmeras. Podemos então analisar e ajustar seus programas de exercícios para obter os melhores resultados possíveis, mesmo remotamente," afirma a Dra Janice Eng.

Ao contrário de produtos similares disponíveis no mercado, a luva é sem fio, confortável e higiênica, podendo ser facilmente lavada após a retirada da bateria, o que a equipe acredita facilitará seu uso em clínicas de fisioterapia.

"Esta é a luva mais precisa que conhecemos, que pode rastrear o movimento das mãos e dos dedos e a força de preensão sem a necessidade de câmeras de captura de movimento. Graças aos modelos de aprendizado de máquina que desenvolvemos, a luva pode determinar com precisão os ângulos de todas as articulações dos dedos e do pulso conforme eles se movem. A tecnologia é altamente precisa e rápida, capaz de detectar pequenos esticamentos e pressões e prever movimentos com pelo menos 99% de precisão - igualando o desempenho das caras câmeras de captura de movimento," concluiu o professor Peyman Servati.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Capturing complex hand movements and object interactions using machine learning-powered stretchable smart textile gloves
Autores: Arvin Tashakori, Zenan Jiang, Amir Servati, Saeid Soltanian, Harishkumar Narayana, Katherine Le, Caroline Nakayama, Chieh-ling Yang, Z. Jane Wang, Janice J. Eng, Peyman Servati
Publicação: Nature Machine Intelligence
Vol.: 6, pages 106-118
DOI: 10.1038/s42256-023-00780-9
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Sensores

Sistema Nervoso

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.