18/11/2015

Maior programa de saúde ocular da história começa em SP

Com informações da SES

Saúde dos olhos

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo está investindo R$ 12,6 milhões por ano no maior programa de oftalmologia da história da rede pública de saúde.

Idosos a partir dos 60 anos que passaram por cirurgia de catarata em serviços do SUS (Sistema Único de Saúde) a partir de setembro de 2015 irão receber, gratuitamente, óculos com lentes monofocais.

Na primeira fase serão distribuídos cerca de 10.000 óculos para pacientes da capital e região metropolitana da Grande São Paulo.

No decorrer da campanha, após passar pela cirurgia de catarata, os pacientes idosos que tiverem a prescrição médica de óculos poderão escolher, na própria unidade de saúde ou local a ser indicado, a armação de sua preferência, entre 30 opções disponíveis, recebendo os óculos pelo Correio.

A proposta é expandir gradativamente a iniciativa para todas as demais regiões do Estado.

Teleoftalmologia

A Secretaria também irá oferecer, a partir de novembro, cerca de 10 mil exames de imagem binocular e 1.500 mapeamentos de retina monocular e outros procedimentos como Fotocoagulação, Vitrectomia e testes de Catarata e Glaucoma para a população em geral, de qualquer idade, visando detectar precocemente problemas de visão.

O serviço será oferecido, inicialmente, a pacientes de toda a região metropolitana da Grande São Paulo, que poderão realizar os exames sem necessidade de encaminhamento médico.

No Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), ambulatório do Hospital Regional Sul e Conjunto Hospitalar do Mandaqui, todos na capital paulista, haverá equipamentos móveis que irão realizar os exames.

As imagens serão enviadas ao Instituto da Visão (Ipepo) da Unifesp, onde uma equipe de oftalmologistas analisará o exame e emitirá o laudo, que será encaminhado para a unidade onde o exame foi realizado. Os pacientes nos quais o exame que apresentou alteração, serão encaminhados para tratamento no próprio Ipepo ou em unidades da rede pública.

Teste do Olhinho

Os exames confirmatórios do Teste do Olhinho - Teste do Reflexo Vermelho - serão realizados em 44 dos 52 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) existentes em todo o Estado. O objetivo é prevenir a cegueira infantil.

Esse exame, disponível nas maternidades públicas e particulares, é obrigatório e fundamental para detecção de problemas oculares em recém-nascidos, como catarata congênita, glaucoma congênito, retinoblastoma e retinopatia de prematuridade.

Os AMEs serão responsáveis por realizar o chamado reteste em bebês com resultado do Teste do Olhinho alterado ou duvidoso no exame original feito nas maternidades após o nascimento. O agendamento do reteste deverá ser providenciado pela unidade de origem da criança por meio da central de vagas estadual (Cross).

Além dos 44 AMEs o reteste confirmatório poderá ser realizado em outras 10 instituições de saúde públicas no interior paulista.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Olhos e Visão

Atendimento Médico-Hospitalar

Educação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.