30/08/2018

Ministério da Saúde lança serviço no WhatsApp para combater notícias falsas

Com informações da Agência Brasil
Ministério da Saúde lança serviço no WhatsApp para combater notícias falsas
O conteúdo será apurado junto às áreas técnicas do órgão e devolvido ao cidadão com um carimbo que informa se é falso ou não.
[Imagem: Divulgação]

WhatsApp do Ministério da Saúde

Um canal no aplicativo WhatsApp vai possibilitar que a população consulte se a notícia sobre saúde que recebeu nas redes sociais é verdadeira ou falsa.

Qualquer cidadão poderá adicionar gratuitamente o número (61) 99289-4640 nos contatos do seu celular.

A ferramenta vai funcionar da seguinte forma: a partir do recebimento das mensagens, o conteúdo será apurado junto às áreas técnicas do órgão e devolvido ao cidadão com um carimbo que informa se é falso ou não. Dessa maneira, será possível compartilhar a informação de forma segura.

"Ele servirá exclusivamente para verificar com os profissionais de saúde nas áreas técnicas da pasta se um texto ou imagem que circula nas redes sociais é verdadeiro ou falso. Ou seja, é um canal exclusivo e oficial para desmascarar as notícias falsas e certificar as verdadeiras", informou o ministério, por meio de nota.

No comunicado, o diretor de Comunicação Social do Ministério, Ugo Braga, classifica as notícias falsas como "praga da modernidade" que vem sendo usada de toda forma para manipular, enganar, iludir e prejudicar. "No caso da saúde, é muito mais grave, porque a notícia falsa mata," reforçou Ugo, ao citar o WhatApp como principal veículo de transmissão de notícias falsas.

As notícias analisadas pela equipe do ministério também estarão disponíveis no endereço http://saude.gov.br/fakenews e nos perfis do ministério nas redes sociais.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde Pública

Ética

Rejuvenescimento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.