10/08/2022

Novo tratamento clareia os dentes sem danificar o esmalte

Redação do Diário da Saúde
Novo tratamento clareia os dentes em danificar o esmalte
Além de clarear os dentes, o tratamento faz uma higienização completa, evitando cáries.
[Imagem: Qun Li et al. - 10.1021/acsami.2c00887]

Branqueamento de dentes sem danos ao esmalte

Os cremes dentais são ótimos, mas removem apenas manchas superficiais, enquanto os tratamentos de clareamento podem prejudicar o esmalte, levando a cáries e descoloração.

Agora, pesquisadores criaram um novo tratamento à base de hidrogel que quebra os biofilmes formadores de cáries e branqueia os dentes sem oferecer esses riscos ao esmalte.

Qun Li e seus colegas da Universidade de Nanchang (China) já haviam modificado nanopartículas de dióxido de titânio para criar um tratamento de clareamento dental com menos efeitos colaterais, como a geração de radicais livres, mas seu método ainda exigia luz azul de alta intensidade, que pode danificar a pele e os olhos.

Assim, a equipe partiu para encontrar um material que fosse ativado por luz verde - uma alternativa mais segura - para clarear os dentes e prevenir cáries.

Eles então combinaram nanopartículas de oxicloreto de bismuto, nanopartículas de óxido de cobre e alginato de sódio, formando uma mistura espessa. Essa mistura recobre os dentes e então recebe uma pulverização com uma solução de cloreto de cálcio, formando um hidrogel fortemente aderente.

Após a aplicação da luz verde, os dentes ficaram mais brancos e mais brilhantes, com um efeito duradouro, não sendo observados quaisquer danos ao esmalte.

A equipe testou o material em dentes manchados com café, chá, suco de mirtilo e molho de soja, todos com resultados excelentes.

Outro efeito encorajador foi que o tratamento matou 94% das bactérias presentes nos dentes.

Agora a equipe irá prosseguir para testar o novo tratamento em pacientes reais - e não em dentes doados para pesquisa -, que deverão ser acompanhados por um período, antes que o tratamento possa chegar às clínicas odontológicas.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Fast cross-linked hydrogel as a green light-activated photocatalyst for localized biofilm disruption and brush-free tooth whitening
Autores: Qun Li, Jinbiao Liu, Yingying Xu, Huijie Liu, Jiao Zhang, Yanan Wang, Yue Sun, Mengzhen Zhao, Lan Liao, Xiaolei Wang
Publicação: ACS Applied Materials & Interfaces
DOI: 10.1021/acsami.2c00887
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde Bucal

Tratamentos

Higiene Pessoal

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.