21/10/2020

Óculos que filtram luz azul melhoram sono e produtividade no trabalho

Redação do Diário da Saúde
Óculos que filtram luz azul melhoram sono e produtividade no trabalho
Óculos de filtros de luz azul podem nos blindar contra os efeitos nocivos da luz azul das telas.
[Imagem: Swanwick/Divulgação]

Óculos azuis contra luz azul das telas

A maior parte da tecnologia que usamos - como telas de computador, celulares e tablets - emite luz azul, que pesquisas anteriores descobriram que pode atrapalhar o sono e pode até destruir células da nossa retina.

E estamos cada vez mais dependentes desses aparelhos, especialmente à medida que navegamos remotamente no trabalho e na escola durante a pandemia do coronavírus.

A boa notícia é que usar óculos especiais para filtrar essa luz pode levar a uma noite de sono melhor e contribuir para um dia de trabalho melhor - no dia seguinte.

"Descobrimos que o uso de óculos com filtro de luz azul é uma intervenção eficaz para melhorar o sono, o envolvimento no trabalho, o desempenho nas tarefas e o comportamento de cidadania organizacional, além de reduzir o comportamento contraproducente no trabalho", disse o professor Cristiano Guaraná, um brasileiro atualmente na Universidade de Indiana (EUA). "Usar óculos com filtro de luz azul cria uma forma de escuridão fisiológica, melhorando assim a quantidade e a qualidade do sono."

Corujas e cotovias

Embora fale sobre olhos e luz azul, esta nova pesquisa amplia a compreensão do ritmo circadiano, ou relógio biológico, um processo natural e interno que regula o ciclo sono-vigília e se repete aproximadamente a cada 24 horas.

Em dois experimentos, os pesquisadores coletaram dados de 63 gerentes de empresas e 67 atendentes de centrais telefônicas em escritórios no Brasil de uma empresa financeira multinacional dos EUA, medindo o desempenho das tarefas.

Os participantes foram escolhidos aleatoriamente para testar óculos que filtravam luz azul ou óculos com lentes de vidro sem qualquer alteração na imagem, que funcionaram como placebo.

"No geral, os efeitos do uso de óculos com filtro de luz azul foram mais fortes para os 'corujas noturnas' do que para as 'cotovias matinais'," disse Guaraná, referindo-se a estilos de pessoas que gostam de dormir tarde e acordar tarde ou de dormir cedo e acordar cedo.

As tais "corujas noturnas" tendem a ter períodos de sono mais tarde no dia, enquanto as "cotovias matinais" tendem a ter períodos de sono no início do dia.

"Embora a maioria de nós possa se beneficiar com a redução da exposição à luz azul, os funcionários coruja parecem se beneficiar mais porque encontram maiores desalinhamentos entre seu relógio interno e o tempo de trabalho controlado externamente. Nosso modelo destaca como e quando usar óculos com filtro de luz azul pode ajudar os funcionários a viver e trabalhar melhor," disse Guaraná.

Checagem com artigo científico:

Artigo: The effects of blue-light filtration on sleep and work outcomes
Autores: Cristiano L. Guarana, C. M. Barnes, W. J. Ong
Publicação: Journal of Applied Psychology
DOI: 10.1037/apl0000806
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