Texto pesquisado:
ritmo circadiano
A equipe também encontrou uma segunda oscilação "semilunar" dos padrões de sono nas comunidades rurais Leia mais.
"Nosso estudo destaca um benefício de saúde frequentemente negligenciado da 'escuridão'." Leia mais.
O vírus passa de agressor a defensor da planta, garantindo a sobrevivência de ambos. Leia mais.
O que veio primeiro, o sono ou o cérebro? Por muito tempo os cientistas acreditaram que o sono serviria para restaurar o cérebro. Leia mais.
A maior parte da tecnologia que usamos - como telas de computador, celulares e tablets - emite luz azul, que pode fazer bastante mal. Leia mais.
"Isso nos disse imediatamente que os genes não desempenham um papel importante." Leia mais.
"Acredito que este trabalho demonstra a importância de ter o tempo biológico interno coincidindo com o tempo ambiental." Leia mais.
A perturbação desse ritmo natural tem sido associada a muitas doenças, de distúrbios do sono a câncer. Leia mais.
A descoberta tem implicações significativas para nossa compreensão das doenças humanas e de como projetar medicamentos. Leia mais.
Esse mecanismo abre o caminho para futuros tratamentos de uma variedade de condições, incluindo distúrbios do sono. Leia mais.
Pesquisadores descobriram que a luz intensa amplifica um gene que reforça os vasos sanguíneos e oferece proteção contra um infarto. Leia mais.
Isso é crucial porque mostra que a autonomia permite que os tecidos mantenham funções mínimas mesmo quando outro tecido do nosso corpo está falhando. Leia mais.
Os pesquisadores não podem necessariamente concluir que o exercício pela manhã é melhor do que o exercício à noite - eles trazem diferentes benefícios. Leia mais.
"Podemos sentir que há um descompasso em quase todo o mundo, com impactos na saúde, produtividade das pessoas, economia e também nas escolas." Leia mais.
Nosso sistema de defesa também responde a esse relógio e influencia a capacidade do nosso corpo de se reparar e responder a lesões. Leia mais.
Esta descoberta terá efeitos profundos sobre a validação das pesquisas científicas em genética e sobre quando os remédios devem ser tomados. Leia mais.
Se você puder escolher quando se ferir, então é melhor machucar-se durante o dia. Leia mais.
O ritmo circadiano influencia o sono, o comportamento, os níveis hormonais, a temperatura corporal e o metabolismo. Leia mais.
Uma proteína presente nos músculos mostrou-se capaz de afetar diretamente o sono e os efeitos da perda de sono. Leia mais.
Passar o final de semana acampando ou em atividades ao ar livre garante a recuperação do ritmo biológico. Leia mais.
Compostos químicos presentes em inseticidas e em alguns produtos de jardinagem ligam-se aos receptores que governam nossos relógios biológicos. Leia mais.
Comer muito antes de dormir faz mal para uma parcela significativa da população. Leia mais.
Alimentos com efeitos psicológicos ou cognitivos ainda estão longe de se tornarem realidade, dizem especialistas. Leia mais.
As chances de infecção aumentam pela manhã devido a alterações no relógio biológico. Leia mais.
A falta do ritmo natural de claro e escuro gera uma série de alterações nos parâmetros de saúde, resultando em uma condição de fragilidade. Leia mais.
As mulheres se saíram pior que os homens, sobretudo nas tarefas realizadas logo após acordar. Leia mais.
Se o planeta a ser colonizado tiver uma rotação ligeiramente diferente da Terra, como ocorre com Marte, os problemas começarão a aparecer. Leia mais.
O laboratório trabalhará na avaliação do sono em populações expostas aos riscos químicos e físicos do trabalho. Leia mais.
Adolescentes e adultos que vão dormir mais tarde durante a semana são mais propensos a ganhar peso. Leia mais.
Uma glândula em nosso cérebro possui células que atuam tanto no "modo verão" como no "modo inverno". Leia mais.
Faz pouco mais de um século que a humanidade começou a ter iluminação artificial, e só agora os efeitos começam a aparecer. Leia mais.
Especialistas estabelecem quantas horas de sono são necessárias de acordo com cada faixa etária. Leia mais.
Os aparelhos eletrônicos emitem uma luz azul de ondas curtas que afeta um fotorreceptor do olho. Leia mais.
Inúmeros estudos têm mostrado que a luz azul pode definir o humor e influenciar importantes respostas biológicas no ser humano. Leia mais.
O que fazer se o ritmo da sua vida diária exige que você adote horários malucos? Leia mais.
Não ter hora para ir para a cama perturba os ritmos naturais do corpo, o chamado relógio biológico. Leia mais.
A pesquisa também revelou um ritmo diário até então desconhecido, envolvendo a atividade de vários genes em muitas áreas do cérebro. Leia mais.
Cientistas estabeleceram uma relação causal em toda a cadeia de eventos que vai desde o comer fora de hora até o acúmulo de gordura no organismo. Leia mais.
Os resultados mostraram que os níveis de sódio no corpo humano flutuam ritmicamente em dois ciclos distintos. Leia mais.
A exposição contínua à luz forte à noite pode aumentar o risco de depressão e os problemas de aprendizado. Leia mais.
Os neurônios que compõem o nosso relógio biológico utilizam a bioeletricidade para ajudar a manter nossos ritmos e comportamentos em ordem. Leia mais.
Nosso corpo tem seu próprio relógio biológico - Mas você sabe que horas são no seu relógio interno? Leia mais.
A luz forte, ou até mesmo a luz de um dia bem claro, pode diminuir o risco de um ataque cardíaco ou de sofrer danos causados por um. Leia mais.
A interrupção prolongada do sono normal e do ritmo circadiano afetam a produção de insulina e a taxa metabólica. Leia mais.
Os novos fármacos mostraram elevado potencial para tratar uma série de condições, entre elas o sobrepeso e a obesidade. Leia mais.
Substância que regula relógio biológico pode levar à criação de remédios contra o chamado jet lag, problemas fisiológicos pela mudança de fuso horário..Leia mais.
Níveis moderados de luz vermelha impactam a falta de sono e o alerta noturno, um efeito que ocorre por uma outra rota neurológica que não o sistema circadiano. Leia mais.
A melatonina é um neuro-hormônio que funciona como um sinal biológico para a chegada da noite.Leia mais.
Óculos dotados de emissores de luz azul melhora qualidade do sono eliminando distúrbios crônicos apresentados por pessoas idosas.Leia mais.
A mudança na iluminação tem grande efeito sobre pessoas que passam a maior parte do dia dentro de casa, submetidas à iluminação artificial.Leia mais.
Mais resultados >>