28/07/2015

Oito invenções médicas baratas que podem salvar milhões

Com informações da BBC
Oito invenções médicas baratas que podem salvar milhões
Saco plástico é melhor que fórceps ou extrator a vácuo.
[Imagem: Ministro da Ciência da Argentina]

Uma camisinha que impede que a mulher morra no parto e uma caixa mecânica que detecta parasitas da malária em questão de segundos são algumas das recentes inovações médicas que custam pouco, mas podem solucionar grandes problemas - e salvar muitas vidas.

Trinta dessas inovações foram compiladas pelo Innovation Countdown 2030 (IC2030), uma iniciativa para identificar tecnologias de alto impacto que têm potencial de transformar o mundo nos próximos 15 anos, com apoio da Fundação Bill & Melinda Gates e da Agência Americana de Desenvolvimento Internacional, entre outros grupos.

A iniciativa visa difundir essas inovações, mas a produção em grande escala e a liberação de patentes muitas vezes emperram essa popularização.

Conheça oito produtos que são capazes de revolucionar a saúde global e prevenir milhões de mortes:

1 - Embalagem de nylon auxilia partos complexos

Desenvolvido originalmente pelo mecânico de carros argentino Jorge Odón, este aparelho de baixo custo é usado para ajudar nas etapas finais de partos em circunstâncias difíceis, período em que complicações podem levar à hemorragia da mãe e a traumas no recém-nascido.

O Odón Device (aparelho de Odón) - uma embalagem de polietileno que é envolta e inflada ao redor da cabeça do bebê - é mais segura e simples de usar do que um fórceps ou um extrator a vácuo, fazendo dele uma boa alternativa para agentes de saúde menos treinados. Como ele vem dobrado em pequenos sachês, também é facilmente transportado a áreas remotas.

Oito invenções médicas baratas que podem salvar milhões
Esterilizar a água para beber é crucial em muitas partes do mundo.
[Imagem: Zimba]

2 - Caixa torna água segura para beber

O clorador Zimba é uma resposta à crise da água em países em desenvolvimento e está sendo testado em residências na Índia, em Bangladesh e no Nepal.

A grande caixa azul tem um compartimento previamente carregado como uma solução de hipoclorito de sódio - o mesmo composto ativo da água sanitária.

Quando o aparelho é conectado a uma fonte de água, a pressão do líquido desencadeia a liberação da quantidade adequada de cloro para desinfetar a água.

Especialistas calculam que a solução simples pode salvar a vida de até 1,5 milhão de crianças até 2030.

Oito invenções médicas baratas que podem salvar milhões
Camisinha inflável para salvar a vida das mulheres da hora do parto.
[Imagem: MGH]

3 - Camisinha e cateter salvam vidas de mulheres

Uma camisinha conectada a um cateter forma uma solução barata encontrada pelo Hospital Geral de Massachusetts (EUA) para reduzir o enorme número de mulheres que morrem ao dar à luz: uma a cada dois minutos no mundo, segundo a ONG Saving Lives at Birth.

O kit, que conta com materiais acessíveis, tem o objetivo de conter graves hemorragias no pós-parto e já está sendo usado no Quênia e em Serra Leoa.

A camisinha é inserida no útero e inflada com água filtrada através do cateter, criando pressão para interromper o sangramento.

Oito invenções médicas baratas que podem salvar milhões
Respiradouro para salvar a vida de bebês em regiões carentes.
[Imagem: Laerdal]

4 - Respirador vertical para recém-nascidos em perigo

Um a cada dez recém-nascidos tem problemas respiratórios imediatamente após nascer. Um ressuscitador neonatal reutilizável e fácil de montar foi criado para prevenir mortes em locais carentes, onde muitas vezes não há equipamentos adequados para ajudar os bebês a respirar.

O aparelho consiste em um bulbo que, ao ser pressionado pelo agente de saúde, infla os pulmões do bebê inconsciente. O design vertical é uma novidade, cujo objetivo é melhorar a adequação do produto e permitir que o máximo de ar seja aproveitado.

5- Anticoncepcionais injetáveis em dose única

Contraceptivos injetáveis já são um dos métodos mais populares de prevenção da gravidez em países em desenvolvimento, mas a técnica até o momento não é amplamente disponibilizada à população fora de hospitais.

Agora, um anticoncepcional de dose única que vem embalado com uma agulha - para ser aplicado sob a pele - está sendo distribuído em Burkina Faso, Níger, Senegal e Uganda.

Uma dose garante três meses de proteção, e especialistas afirmam que ela pode ser aplicada com treinamento mínimo. Ou seja, o produto pode até ser aplicado pelas próprias mulheres, em casa.

Oito invenções médicas baratas que podem salvar milhões
Diagnóstico da malária é feito em minutos.
[Imagem: DDG]

6 - Malária pode ser diagnosticada em 1 segundo

A epidemia global de malária totaliza quase 200 milhões de casos por ano, e a doença coloca em risco 3,3 bilhões de pessoas no mundo.

A detecção precoce é crucial, e uma caixa portátil pode ser uma importante arma nesse aspecto. Trata-se do aparelho Avaliação Rápida da Malária, ou RAM (Rapid Assessment of Malaria), desenvolvido em 2014 pela empresa Disease Diagnostic Group.

O equipamento usa campos magnéticos e luz para detectar parasitas da malária - método mais simples do que aqueles que se baseiam em reagentes sensíveis à temperatura e também mais rápido, já que a análise de uma amostra de sangue pode levar um ou dois segundos.

Oito invenções médicas baratas que podem salvar milhões
Pessoas com um treinamento mínimo podem fazer os exames dos olhos.
[Imagem: Forus Health]

7- Um check-up da visão sem a necessidade de especialistas

A maioria das 300 milhões de pessoas cegas ou que sofrem de perda significativa de visão vivem em países de baixa renda, sobretudo na Ásia. E a incidência desses problemas tende a crescer, ante o envelhecimento da população global.

Por isso, especialistas acreditam que é crucial ampliar o acesso ao diagnóstico e torná-lo mais portátil.

Um aparelho identifica sinais precoces de problemas oculares, mas com novidades em relação a equipamentos semelhantes: ele é fácil de ser transportado e pode ser operado por um técnico com treinamento mínimo, que deve, então, arquivar os resultados dos exames para que eles sejam analisados remotamente, via internet, por um oftalmologista.

8 - Detector avalia risco de pré-eclâmpsia

Uma em cada 20 mulheres sofre de pré-eclâmpsia, condição associada ao aumento extremo da pressão sanguínea em uma etapa da gravidez, colocando a mãe sob risco de convulsões. E muitas mães só são diagnosticadas quando é tarde demais.

Ao custo de US$ 20, o Alerta de Sinais Vitais Microlife é um aparelho portátil que calcula o risco da paciente de entrar em choque e alertar caso ela precise de tratamento urgente. O equipamento está sendo testado em sete países africanos e asiáticos.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Atendimento Médico-Hospitalar

Ética

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.