07/02/2024

Olhos viram janela para estudar a saúde do fígado

Redação do Diário da Saúde
Olhos viram janela para estudar a saúde do fígado
"Esta é uma abordagem única que abre novas oportunidades para estudar o papel do fígado em doenças metabólicas como obesidade, diabetes tipo 2 e doença hepática gordurosa."
[Imagem: Francesca Lazzeri-Barcelo et al. - 10.1038/s41467-024-45122-4]

Janela para o fígado

Já sabemos que os olhos são uma janela para o coração, que os olhos podem indicar risco de AVC e, no aspecto mais psicológico, que seu sim e seu não estão nos seus olhos e que olhos nos olhos reduzem a chance de ouvir uma mentira.

Agora, pesquisadores suecos descobriram que os olhos também podem ser transformados em uma janela para o fígado, o que poderá facilitar muito as pesquisas sobre as doenças hepáticas, ainda pouco compreendidas.

Francesca Barcelo e colegas do Instituto Karolinska desenvolveram um método para estudar o funcionamento do fígado e as doenças hepáticas sem a necessidade de ficar mexendo no próprio órgão, o que atrapalha as observações e os testes de medicamentos, por exemplo. Para monitorar um transplante de células do fígado, por exemplo, basta examinar a córnea.

Os pesquisadores demonstraram isto transplantando pequenas culturas de células 3D de células do fígado, conhecidas como esferoides, na câmara anterior do olho. A córnea do olho é então usada como uma janela para o corpo, dando informações sobre alterações no fígado durante toda a vida do animal.

As células do fígado fixam-se à íris do olho e recebem vasos sanguíneos e nervos necessários ao seu funcionamento e sobrevivência. Elas também mantêm as características típicas do fígado e parecem refletir a saúde do fígado do animal. Por exemplo, os esferoides no olho armazenam gordura de forma semelhante ao fígado quando o animal é alimentado com uma dieta rica em gordura, o que significa que o implante pode atuar como um marcador para a doença hepática gordurosa.

"Esta é uma abordagem única que abre novas oportunidades para estudar o papel do fígado em doenças metabólicas como obesidade, diabetes tipo 2 e doença hepática gordurosa," disse o professor Noah Moruzzi. "Para parar ou retardar a progressão da doença, precisamos identificar os mecanismos precoces da doença, mas anteriormente era difícil estudar o fígado sem utilizar métodos invasivos."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Intraocular liver spheroids for non-invasive high-resolution in vivo monitoring of liver cell function
Autores: Francesca Lazzeri-Barcelo, Nuria Oliva-Vilarnau, Marion Baniol, Barbara Leibiger, Olaf Bergmann, Volker M. Lauschke, Ingo B. Leibiger, Noah Moruzzi, Per-Olof Berggren
Publicação: Nature Communications
Vol.: 15, Article number: 767
DOI: 10.1038/s41467-024-45122-4
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Biotecnologia

Células-tronco

Transplantes

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.