15/09/2010

Governo vai investir em pesquisa para reduzir infecções hospitalares

Christina Machado - Agência Brasil

Dinheiro contra infecção

Edital publicado no Diário Oficial da União objetiva apoiar a realização de pesquisas que contribuam para ampliar o conhecimento acerca de infecções hospitalares nos serviços de saúde no Brasil.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Saúde esperam com isso mapear a incidência de infecções e reduzir as taxas de mortalidade e os custos por infecções hospitalares.

A data limite para submissão dos projetos é 18 de outubro. A proposta deverá se configurar como inquérito epidemiológico de âmbito nacional, descritivo e observacional, realizado em uma amostra de instituições hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) e da saúde suplementar até 200 leitos.

Recursos

A amostra deverá ser representativa de cada uma das cinco regiões brasileiras. Será apoiada uma única proposta, financiada por R$ 3 milhões. Metade dos recursos virá do Fundo Nacional de Saúde e os outros 50%, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/fundos setoriais.

Os fundos setoriais de Ciência e Tecnologia financiam os projetos de pesquisa.

Os interessados devem encaminhar as inscrições ao CNPq exclusivamente pela internet. A divulgação dos resultados está prevista para ocorrer a partir de 22 de novembro. Mais informações podem ser obtidas no endereço www.cnpq.br/editais/ct/2010/040.htm.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde Pública

Aborto

Atendimento Médico-Hospitalar

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.