08/08/2018

Por que os homens se recuperam da gripe mais rapidamente?

Redação do Diário da Saúde

Gripe em homens e mulheres

Os homens se recuperam mais rapidamente da gripe do que as mulheres porque produzem mais de uma proteína-chave para curar o pulmão.

Cientistas infectaram camundongos e células humanas com o vírus da gripe e constataram que tanto os animais machos quanto as células humanas extraídas de homens produziam mais anfirregulina, um fator de crescimento também importante na cicatrização de ferimentos.

Os camundongos machos se recuperaram mais rapidamente em comparação com as camundongos fêmeas, enquanto animais que não apresentavam a anfirregulina tiveram tempos de recuperação próximos aos das fêmeas.

Há muito se sabe que as mulheres tendem a ter uma gripe mais severa do que os homens, com recuperações mais lentas, mesmo quando os níveis de vírus são os mesmos no corpo de ambos. Os cientistas acreditavam que isso se devesse exclusivamente aos maiores níveis de inflamação pulmonar nas mulheres durante as infecções da gripe.

"O novo achado aqui é que as fêmeas também têm uma reparação tecidual mais lenta durante a recuperação devido à produção relativamente baixa de anfirregulina," conta a Dra Sabra Klein, da Universidade Johns Hopkins (EUA).

A pesquisadora acrescenta que esta descoberta pode levar a novos tratamentos contra a gripe que aumentem a produção de anfirregulina, especialmente para as mulheres.

Se não é a testosterona, então o que é?

Ainda não ficou claro o que aumenta a produção de anfirregulina nos homens durante a infecção da gripe.

A Dra Klein e seus colegas suspeitavam, a princípio, que isso se devesse à testosterona, mas descobriram que o hormônio sexual masculino não controla os níveis de anfirregulina. Mas descobriram que, independentemente da anfirregulina, o hormônio masculino ajuda a proteger os ratos machos, que se saíram pior nas infecções por gripe sem ele.

Por isso a equipe pretende estudar a seguir os mecanismos do efeito protetor da testosterona, bem como os fatores que controlam a produção de anfirregulina durante a infecção da gripe.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Gênero

Infecções

Sistema Imunológico

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.