31/08/2023

Descobertas propriedades anticancerígenas do gengibre kencur

Redação do Diário da Saúde
Descoberta propriedades anticancerígenas do gengibre kencur
Kencur (Kaempferia galanga L.) uma planta tropical da família do gengibre cultivada principalmente em países do Sudeste Asiático. Na imagem, o jamu, uma bebida indonésia preparada com Kencur.
[Imagem: Akiko Kojima/Osaka Metropolitan University]

Gengibre contra o câncer

Você pode conhecê-lo como um tempero aromático para adicionar sabor aos seus pratos ou como um fitoterápico calmante para dores de estômago.

Agora, pesquisadores da Universidade Metropolitana de Osaka (Japão) descobriram que o kencur, uma planta tropical da família do gengibre, nativa do sudeste da Ásia, possui efeitos anticancerígenos.

Yutaro Sasaki e seus colegas demonstraram que o extrato de kencur e seu principal componente ativo, o p-metoxicinamato de etila (EMC), suprimiram significativamente o crescimento de células cancerígenas nos níveis celular e animal.

Estudos anteriores sobre o composto EMC já indicavam seu potencial anticancerígeno, pela diminuição da expressão do fator de transcrição mitocondrial A (TFAM), que está associado à proliferação de células cancerígenas.

Mas aqueles estudos não haviam demonstrado ainda o mecanismo exato de atuação do composto.

Os novos resultados confirmam que o EMC é o composto ativo responsável pelo efeito anticancerígeno, e ele atua suprimindo a proliferação das células cancerosas regulando a expressão proteica das proteínas ciclina D1 e p21.

"Os resultados deste estudo confirmam os efeitos anticâncer do extrato de kencur e de seu principal ingrediente ativo, o EMC. É altamente esperado que o TFAM se torne um novo marcador para efeitos anticâncer no futuro, à medida que a pesquisa avança em campos relacionados," afirmou a professora Akiko Kojima.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Kaempferia galanga L. extract and its main component, ethyl p-methoxycinnamate, inhibit the proliferation of Ehrlich ascites tumor cells by suppressing TFAM expression
Autores: Yutaro Sasaki, Toshio Norikura, Isao Matsui-Yuasa, Ritsuko Fujii, Leenawaty Limantara, Akiko Kojima-Yuasa
Publicação: Heliyon
DOI: 10.1016/j.heliyon.2023.e17588
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Plantas Medicinais

Medicamentos Naturais

Câncer

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.