17/11/2020

Santo Daime estimula formação de novos neurônios

Redação do Diário da Saúde
Santo Daime estimula formação de novos neurônios
Preparação do chá alucinógeno ayahuasca na Amazônia equatoriana.
[Imagem: Terpsichore]

Efeitos benéficos do Santo Daime

Durante séculos, as sociedades indígenas da Amazônia usaram a ayahuasca para fins xamânicos - no Brasil, esse chá alucinógeno é mais conhecido como Santo Daime.

Pesquisadores da Universidade Complutense de Madrid (Espanha) descobriram agora que, em modelos animais, esta bebida estimula a formação de neurônios e outras células cerebrais.

A equipe espera que seus resultados estimulem pesquisas para o uso da planta medicinal como uma potencial terapia para distúrbios psiquiátricos e doenças neurodegenerativas.

A ayahuasca é produzida a partir da mistura de duas plantas da Amazônia: a videira ayahuasca (Banisteriopsis caapi) e o arbusto chacruna (Psychotria viridis).

Dimetiltriptamina

Um dos principais componentes naturais do chá de ayahuasca é a dimetiltriptamina (DMT), e é ela que promove a neurogênese - a formação de novos neurônios.

Além dos neurônios, a infusão usada para fins xamânicos também induz a formação de outras células neurais, como astrócitos e oligodendrócitos.

Jose Morales Garcia e seus colegas relataram os resultados de quatro anos de experimentação in vitro (em célula) e in vivo (em camundongos), demonstrando que os animais apresentam "uma maior capacidade cognitiva quando tratados com esta substância".

A DMT do chá de ayahuasca se liga a um receptor cerebral serotonérgico tipo 2A, o que aumenta seu efeito alucinógeno. Neste estudo, o receptor foi alterado para um receptor do tipo sigma, que não tem esse efeito, "facilitando muito sua futura administração aos pacientes", relatam os pesquisadores.

Nas doenças neurodegenerativas, é a morte de certos tipos de neurônios que causam os sintomas de patologias como Alzheimer e Parkinson. Embora os humanos tenham a capacidade de gerar novas células neuronais, isso depende de vários fatores e nem sempre ocorre.

"O desafio é ativar nossa capacidade dormente de formar neurônios e assim substituir os neurônios que morrem em decorrência da doença. Este estudo mostra que a DMT é capaz de ativar células-tronco neurais e formar novos neurônios," concluiu Morales.

Checagem com artigo científico:

Artigo: N,N-dimethyltryptamine compound found in the hallucinogenic tea ayahuasca, regulates adult neurogenesis in vitro and in vivo
Autores: Jose A. Morales-Garcia, Javier Calleja-Conde, Jose A. Lopez-Moreno, Sandra Alonso-Gil, Marina Sanz-SanCristobal, Jordi Riba, Ana Perez-Castillo
Publicação: Translational Psychiatry
Vol.: 10, Article number: 331
DOI: 10.1038/s41398-020-01011-0
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Plantas Medicinais

Medicamentos Naturais

Cérebro

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.