08/11/2022

Sua mente vagueia quando seu cérebro vai armazenar memórias

Redação do Diário da Saúde
Sua mente vagueia para que seu cérebro armazene memórias
Não por acaso, outros estudos já mostraram que deixar sua mente vagar pode ser a melhor distração de todas.
[Imagem: Cecilie Bakken Hostmark/UiO]

Memórias de curto e longo prazo

Você está sentado em uma reunião no trabalho e sua mente começa a vagar para longe. De repente, você percebe que alguém lhe fez uma pergunta, só que você só ouviu seu nome no final da frase, logo antes do ponto de interrogação.

Por que isso acontece?

"Na verdade, você sonha acordado por breves momentos milhares de vezes por dia, muitas vezes apenas por alguns segundos de cada vez," explica a professora Anna Chambers, da Universidade de Oslo (Noruega).

A explicação por trás do que acontece em nosso cérebro quando sonhamos acordados, ou divagamos, surgiu quando o grupo de pesquisa de Chambers começou a analisar como as memórias de longo prazo são armazenadas.

Dentro do cérebro, há uma região em forma de salsicha, mas com apenas 3 centímetros de comprimento, chamada hipocampo. Ele recebe muitas informações e impressões, e é importante para criar memórias. No entanto, depois de um certo período de tempo, as memórias aparentemente seguem adiante, desaparecendo do hipocampo.

Chambers explica isso contando o caso de um paciente que teve seu hipocampo removido devido à epilepsia. Sem essa parte do cérebro, ele era incapaz de formar novas memórias. Ele esquecia tudo o que havia acontecido no dia anterior, mas não tinha nenhum problema em lembrar o que havia acontecido antes da cirurgia que removeu seu hipocampo.

As memórias de muito tempo atrás, portanto, estavam armazenadas em um lugar diferente no cérebro.

Onde ficam as memórias de longo prazo?

Então os cientistas começaram a pesquisar para onde as memórias vão para ficarem armazenadas a longo prazo, e como elas chegam lá.

"Nós vimos que, durante o sono e em um estado que chamamos de 'vigília tranquila', geralmente estamos menos conscientes do que está acontecendo ao nosso redor. Podemos sonhar acordados ou deixar nossa mente vagar. Quando nos encontramos nesse estado, o hipocampo envia impulsos elétricos que codificam várias memórias.

"É um pouco como os diferentes códigos de barras identificam de forma única um produto na loja. Isso acontece milhares de vezes por dia, sem que tenhamos consciência disso. Então, mesmo quando pensamos que não estamos fazendo nada útil, nosso cérebro fica muito ocupado armazenando novas memórias ao longo do tempo," detalhou Koen Vervaeke, membro da equipe.

Os pesquisadores acreditam que é isso que permite que você se lembre do lugar onde cresceu, da escola que frequentou ou do lugar onde se casou. "Você provavelmente se lembra tão bem desses lugares que pode desenhar um mapa das ruas da cidade ou dos cômodos do prédio onde morou," disse Chambers.

Sua mente vagueia para que seu cérebro armazene memórias
Sonhar acordado é sinal de mais inteligência?
[Imagem: Anna R. Chambers et al. - 10.1016/j.celrep.2022.111132]

Da RAM para o disco rígido

A equipe de pesquisa realizou experimentos com camundongos para observar mais de perto o que acontece quando sua mente vagueia. Eles usaram microscópios especiais para medir simultaneamente a atividade das células nervosas de muitas áreas do cérebro.

"Descobrimos que, durante a vigília silenciosa, o hipocampo só envia mensagens fracas sobre memórias passadas para o resto do cérebro. Tão fracas que essas mensagens se perdem na confusão de informações que o resto do cérebro experimenta. Esta descoberta levou à próxima pergunta: Como o cérebro pode ouvir esse sussurro do hipocampo?" comentou Christoffer Berge.

Simples: O cérebro fica mais calmo para poder ouvir melhor o que o hipocampo está tentando dizer. E nós chamamos esse estado de semi-inconsciência de divagar ou sonhar acordado.

As imagens do cérebro mostraram que, 1 a 2 segundos antes de o hipocampo "sussurrar" uma memória, grandes áreas do cérebro ficam em silêncio. É possível que isso aconteça para que as partes "interessadas" do cérebro possam ouvir melhor o que o hipocampo está tentando dizer.

"Isso ajuda a explicar como as memórias são transferidas do hipocampo para outras áreas do cérebro, onde são armazenadas. Quando nós estamos acordados, mas desengajados - talvez sonhando acordados - nós estamos menos cientes dos eventos que estão ocorrendo ao nosso redor. Nossa pesquisa mostra que isso acontece por um bom motivo: O cérebro está ocupado ouvindo memórias," descreveu Chambers.

Viaje na maionese

Estes resultados têm largas implicações, desde não se culpar por flagrar sua mente vagueando, até não achar que precisa entreter seus filhos o tempo todo: Seu cérebro pode precisar que você fique meio apagado muitas vezes durante o dia.

"Com as novas descobertas, achamos que você pode precisar ficar entediado e isso é bom para formar memórias," disse Vervaeke.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Cell-type-specific silence in thalamocortical circuits precedes hippocampal sharp-wave ripples
Autores: Anna R. Chambers, Christoffer Nerland Berge, Koen Vervaeke
Publicação: Cell Reports
DOI: 10.1016/j.celrep.2022.111132
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Memória

Cérebro

Concentração

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.