12/08/2022

Quer a melhor distração de todas? Deixe sua mente vagar

Redação do Diário da Saúde

Sonhar acordado

Os seres humanos têm uma capacidade impressionante de mergulhar em seus próprios pensamentos, o que comumente se chama devaneios ou "sonhar acordado".

Mas as pessoas sistematicamente subestimam quanto tempo passam sozinhas com seus próprios pensamentos, sem nada para distraí-las, e, mais importante, o quanto gostam disso.

"Nossa pesquisa indica que os indivíduos têm dificuldade em estimar o quão envolvente o pensamento pode ser. Isso pode explicar por que as pessoas preferem se manter ocupadas com aparelhos e outras distrações, em vez de ter um momento de reflexão e imaginação na vida cotidiana," disse a professora Aya Hatano, da Universidade de Quioto (Japão).

Em uma série de seis experimentos, Hatano e seus colegas compararam as previsões das pessoas sobre o quanto elas reconheciam que iriam gostar de simplesmente se sentar e devanear, versus sua experiência real de fazê-lo.

Em um dos experimentos, por exemplo, os pesquisadores pediram às pessoas que predissessem o quanto elas iriam gostar de ficar sentadas sozinhas com seus pensamentos por 20 minutos, sem poder fazer nada que as distraísse - como ler, caminhar ou mexer no celular. Ao final, todos relataram o quanto gostaram de fato da experiência.

Os voluntários gostaram de passar tempo com seus pensamentos significativamente mais do que haviam previsto. Isso foi verdade em variações do experimento em que os participantes se sentaram em uma sala de conferência vazia ou em uma pequena tenda escura sem estimulação visual; variações em que o período de pensamento durou entre três e 20 minutos; e uma variação em que os pesquisadores pediram às pessoas que relatassem sua satisfação no meio da "tarefa", em vez de depois que ela terminasse.

Em todos os casos, os participantes gostaram de ficar sonhando acordadas mais do que esperavam.

Deixe a mente vagar

Estes resultados são especialmente importantes em nossa era de sobrecarga de informações e acesso constante a distrações.

"Hoje é extremamente fácil 'matar o tempo'. No ônibus a caminho do trabalho você pode verificar seu telefone, em vez de mergulhar em seu pensamento interno flutuante, porque você prevê que o pensamento será chato. No entanto, se essa previsão for imprecisa, você está perdendo a oportunidade de se envolver positivamente consigo mesmo, sem depender desses estímulos," disse Kou Murayama, da Universidade de Tübingen (Alemanha) e coautor do estudo.

Essa oportunidade perdida tem um custo porque estudos anteriores mostraram que gastar tempo deixando sua "mente vagar" tem benefícios importantes, podendo ajudar as pessoas a resolver problemas, aumentar sua criatividade e até mesmo ajudá-las a encontrar sentido para suas vidas.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Thinking About Thinking: People Underestimate How Enjoyable and Engaging Just Waiting Is
Autores: Aya Hatano, Cansu Ogulmus, Hiroaki Shigemasu, Kou Murayama
Publicação: Journal of Experimental Psychology
DOI: 10.1037/xge0001255
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Mente

Sentimentos

Comportamento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.