05/12/2012

Termografia desfaz mito da excitação feminina e cria Efeito Pinóquio

Redação do Diário da Saúde
Termografia revela mito da excitação feminina e Efeito Pinóquio
A realidade - seja da mentira ou da excitação sexual - é facilmente denunciada pela elevação da temperatura do corpo, que segue o mesmo ritmo temporal conforme voluntários homens e mulheres são submetidos a estímulos visuais semelhantes.
[Imagem: UGR]

Efeito Pinóquio

Cientistas confirmaram aquilo que estão chamando de "Efeito Pinóquio".

Embora seu nariz não cresça, ele fica mais quente quando você diz uma mentira.

A elevação de temperatura envolve a área ao redor do nariz e o músculo orbital, no canto interno do olho.

Por outro lado, quando fazemos um esforço mental considerável, a temperatura do nosso rosto cai.

Finalmente, quando temos um ataque de ansiedade, a temperatura da nossa face se eleva.

Termografia

Emilio Gómez Milán e Elvira Salazar López, da Universidade de Granada (Espanha), são pioneiros no campo da termografia.

A termografia é uma técnica que estuda a temperatura do corpo utilizando câmeras que captam a radiação infravermelha - o calor - através das chamadas câmeras de visão noturna.

O mecanismo envolve a ínsula, um componente do sistema de recompensa do cérebro que só é ativado quando experimentamos emoções reais (chamadas de "qualias").

Ocorre que a ínsula também está envolvida na detecção e na regulação da temperatura do corpo.

Portanto, há uma forte correlação negativa entre a atividade na ínsula e o aumento da temperatura corporal: quanto mais ativa a ínsula (mais forte a sensação), menor será a variação da temperatura, e vice-versa.

Contágio emocional

Isso torna a termografia útil para o estudo das emoções e das sensações, já que o padrão termal do corpo - mais especificamente do rosto - varia de emoção para emoção.

Os cientistas estão especialmente interessados no que eles chamam de "contágio emocional".

Por exemplo, quando uma pessoa com grande empatia vê outra pessoa levando um choque no braço - um choque leve disparado intencionalmente pelos pesquisadores - a pessoa empática é "infectada" pelo sofrimento do outro e a temperatura do seu antebraço também se eleva.

A equipe também descobriu que a termografia pode ser usada no diagnóstico de algumas doenças neurológicas, como a esclerose múltipla, quando o corpo deixa de regular adequadamente a temperatura do corpo, algo que pode ser detectado facilmente com a câmera infravermelha.

Mito da excitação feminina

Agora os cientistas espanhóis estão começando a usar a técnica no campo da psicologia, fazendo estudos mais objetivos, que não dependem das declarações dos participantes.

Por exemplo, o desejo e a excitação sexuais podem ser identificados pela termografia tanto no homem quanto na mulher, uma vez que eles induzem um aumento na temperatura no tórax e na área genital.

Este estudo demonstrou pela primeira vez que, ao contrário da crença geral, homens e mulheres excitam-se ao mesmo tempo, ainda que as mulheres afirmem que não estão excitadas ou estão apenas levemente excitadas.

A realidade é facilmente denunciada pela elevação da temperatura do corpo, que segue o mesmo ritmo temporal conforme voluntários homens e mulheres são submetidos a estímulos visuais semelhantes.

Os pesquisadores também determinaram o rastro termal dos exercícios aeróbicos e de diferentes modalidades de dança - dançar flamenco eleva a temperatura dos antebraços e diminui a temperatura do bumbum.

Segundo eles, isso poderá ajudar no desenvolvimento de programas de treinamentos e atividades físicas para otimizar a perda de peso.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Sexualidade

Sentimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.