13/01/2022

Está tossindo? Saiba como tossir para proteger quem está próximo

Redação do Diário da Saúde
Tossir para baixo reduz a propagação de gotículas respiratórias
Os fluxos das gotículas são muito diferentes quando a cabeça de quem tosse está virada para cima ou para baixo.
[Imagem: Hongping Wang et al. - 10.1063/5.0073880]

Dinâmica das gotículas

A covid-19 renovou o interesse da comunidade científica na dinâmica do espalhamento das gotículas e aerossóis pelo ambiente.

Já se sabe que, sem máscaras, dois metros de distância não são suficientes para evitar o espalhamento do SARS-CoV-2, mas Hongping Wang e seus colegas da Academia Nacional de Ciências da China queriam mais detalhes sobre situações comuns agora que os resfriados e gripes estão se misturando às infecções da pandemia.

Mais especificamente, os pesquisadores queriam saber o comportamento das gotículas respiratórias quando uma pessoa está tossindo: Há alguma diferença se a pessoa tosse para cima ou para baixo?

Tossir para cima ou para baixo?

Para simular uma situação comum, Wang rastreou a dispersão de gotículas geradas pela tosse que vêm das pessoas enquanto elas sobem e descem escadas.

Para isso, um manequim foi colocado dentro de um túnel de água, sendo inclinado em ângulos diferentes para imitar uma pessoa subindo e descendo escadas, ou tossindo virando a cabeça para cima ou para baixo.

"Dois padrões diferentes de dispersão de gotículas foram observados devido aos diferentes fluxos," contou Wang. "Esses resultados sugerem que devemos tossir com a cabeça abaixada em direção ao solo."

Curiosamente, o mesmo vale para quando a pessoa estiver descendo uma escada: Ao tossir para baixo, as gotículas vão em direção aos degraus da própria escada, não tendo força para "chover" sobre as pessoas que estiverem eventualmente embaixo.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Experimental study of the dispersion of cough-generated droplets from a person going up or down stairs
Autores: Hongping Wang, Zhaobin Li, Yi Liu, Lixing Zhu, Zhideng Zhou
Publicação: AIP Advances
DOI: 10.1063/5.0073880
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Higiene Pessoal

Sistema Respiratório

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.