11/07/2023

Um suporte ideal para o crescimento de novos ossos no corpo

Redação do Diário da Saúde
Um suporte ideal para o crescimento de novos ossos no corpo
Representação esquemática da (a) estrutura óssea e sua composição variando de nanômetros a micrômetros e (b) desenvolvimento de suportes biomiméticos contendo as várias etapas para a preparação de um hidrogel/andaime combinatório.
[Imagem: Mozhgan Keshavarz et al. - 10.1021/acsami.3c01717]

Andaime para crescimento de ossos

Podemos estar um passo mais perto da regeneração de tecidos, graças ao que os cientistas chamam de um "andaime", capaz de servir como suporte físico e biológico para o crescimento de ossos novos.

Usando esse andaime, cientistas dinamarqueses acompanharam a cicatrização óssea quase perfeita em um animal de laboratório após apenas oito semanas do implante do andaime - e sem o uso de fatores de crescimento.

O material é construído em vários níveis, englobando as propriedades do osso nativo em escala nano, micro e macro.

"Acredito que esta descoberta pode ser um divisor de águas no campo da regeneração de tecidos e espero ver esta tecnologia sendo usada para ajudar os pacientes necessitados," disse a professora Alireza Pirouz, da Universidade Técnica da Dinamarca.

Outra vantagem é que o material é "combinatório", podendo liberar simultaneamente vários minerais ósseos essenciais, além de atender às propriedades mecânicas, incluindo a resistência à compressão necessária para corresponder às do osso esponjoso humano.

"As implicações desses resultados são enormes, e nosso objetivo agora é reduzir o tempo de cicatrização para 4 semanas e atingir a regeneração tecidual quase instantânea sem usar fatores endócrinos e células. Também estaremos analisando se isso poderia ser usado para outros tecidos," disse Pirouz.

Outra vantagem é que o suporte para o crescimento ósseo foi feito principalmente de vidro, alginato e nanossilicato, todos materiais já aprovados para uso médico em seres humanos. Isso significa que o andaime poderá ter sua aprovação acelerada.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Multi-leveled Nanosilicate Implants Can Facilitate Near-Perfect Bone Healing
Autores: Mozhgan Keshavarz, Parvin Alizadeh, Firoz Babu Kadumudi, Gorka Orive, Akhilesh K. Gaharwar, Miguel Castilho, Nasim Golafshan, Alireza Dolatshahi-Pirouz
Publicação: Applied Materials Interfaces
Vol.: 15, 17, 21476-21495
DOI: 10.1021/acsami.3c01717
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Ossos e Articulações

Implantes

Células-tronco

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.