10/05/2021

Uma xícara de vegetais de folhas verdes baixa risco cardiovascular

Redação do Diário da Saúde
Uma xícara de vegetais de folhas verdes baixa risco cardiovascular
As principais fontes de nitrato estão na beterraba e nos vegetais de folhas verdes.
[Imagem: ECU]

Vegetais ricos em nitrato

Comer vegetais ricos em nitrato - apenas o equivalente a uma xícara dos vegetais picados por dia - pode reduzir significativamente o risco de doenças cardíacas.

Uma equipe da Austrália e da Dinamarca investigou se as pessoas que comiam regularmente vegetais ricos em nitrato - como folhas verdes ou beterraba - tinham pressão arterial mais baixa, e também examinaram se essas mesmas pessoas teriam menor probabilidade de serem diagnosticadas com doenças cardíacas muitos anos depois.

Os dados envolveram mais de 50.000 pessoas residentes na Dinamarca, que participaram do Estudo Dinamarquês sobre Dieta, Câncer e Saúde durante um período de 23 anos.

Os resultados mostraram que as pessoas que consumiam os vegetais mais ricos em nitrato tinham uma pressão arterial sistólica cerca de 2,5 mmHg mais baixa e um risco entre 12 e 26 por cento menor de doenças cardíacas.

"Nossos resultados mostraram que, simplesmente comendo uma xícara de vegetais crus (ou meia xícara de cozidos) ricos em nitrato por dia, as pessoas podem ser capazes de reduzir significativamente o risco de doenças cardiovasculares. A maior redução no risco foi para a doença arterial periférica (26%), um tipo de doença cardíaca caracterizada pelo estreitamento dos vasos sanguíneos das pernas. No entanto, também descobrimos que as pessoas tinham um risco menor de ataques cardíacos, derrames e insuficiência cardíaca," disse a Dra. Catherine Bondonn, da Universidade Edith Cowan (Austrália).

Esqueça os suplementos

A quantidade ideal de vegetais ricos em nitrato foi justamente uma xícara por dia, e comer mais do que isso não parece trazer nenhum benefício adicional.

"As pessoas não precisam tomar suplementos para aumentar seus níveis de nitrato porque o estudo mostrou que uma xícara de vegetais verdes folhosos por dia é suficiente para colher os benefícios quanto às doenças cardíacas," disse Bondonno. "Não vimos benefícios adicionais em pessoas que comeram níveis mais elevados de vegetais ricos em nitrato."

Para quem não gosta muito de saladas, a Dra Bondonno afirma que truques como incluir uma xícara de espinafre em um suco ou vitamina pode ser uma maneira fácil de completar a quantidade necessária para colher os benefícios.

"Misturar folhas verdes é bom, mas não as transforme em suco. O suco dos vegetais remove a polpa e as fibras," disse ela.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Vegetable nitrate intake, blood pressure and incident cardiovascular disease: Danish Diet, Cancer, and Health Study
Autores: Catherine P. Bondonno, Frederik Dalgaard, Lauren C. Blekkenhorst, Kevin Murray, Joshua R. Lewis, Kevin D. Croft, Cecilie Kyro, Christian Torp-Pedersen, Gunnar Gislason, Anne Tjonneland, Kim Overvad, Nicola P. Bondonno, Jonathan M. Hodgson
Publicação: European Journal of Epidemiology
DOI: 10.1007/s10654-021-00747-3
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Coração

Sistema Circulatório

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.