02/10/2008

Acupuntura é promissora para mulheres com distúrbios hormonais

Abena Foreman-Trice
Acupuntura é promissora para mulheres com distúrbios hormonais

[Imagem: Wikimedia Commons]

Síndrome do ovário policístico

Ficar grávida pela primeira vez foi difícil, mas quando Rebecca Killmeyer, de Charlottesville (Estado de Vancouver, Estados Unidos), sofreu um aborto durante sua segunda gravidez, ela não tinha mais certeza de que teria ter outra criança.

Quando ela decidiu participar de uma pesquisa que analisa o impacto da acupuntura em mulheres com síndrome do ovário policístico (PCOS), na Universidade da Virgínia, ela se viu às voltas com um verdadeiro milagre.

"Para nossa imensa surpresa, nós fomos abençoados com uma terceira gravidez durante a pesquisa da PCOS," disse Killmeyers. "Eu estou absolutamente certa de que os tratamentos com acupuntura me ajudaram a ovular regularmente, o que permitiu que eu ficasse grávida."

Acupuntura para aumentar fertilidade

Lisa Pastore, professora de ginecologia e obstetrícia e principal pesquisadora desse estudo, estava esperando por resultados como este. Seu objetivo tem sido ajudar mulheres com síndrome do ovário policístico a terem ciclos menstruais regulares.

A PCOS causa um desbalanceamento hormonal, interferindo com a ovulação e, em última instância, com a fertilidade. Com várias mulheres no estudo relatando terem engravidado, a Dra. Lisa acredita que a acupuntura possa ser uma terapia alternativa importante, sem medicamentos, para as mulheres que sofrem dessa disfunção.

"Ao longo do último ano nós temos visto mulheres que nunca tiveram um ciclo menstrual regular começarem a ter períodos regulares. Nós podemos também comemorar várias gravidezes desde que o estudo começou," diz ela. "Agora nós queremos recrutar mais mulheres para o estudo a fim de completar a pesquisa. É importante para o estudo ter participantes suficientes para garantir que os resultados são cientificamente críveis, e não devidos ao mero acaso."

Acupuntura pode ser eficiente na regulação dos hormônios

Cinco por cento das mulheres em idade reprodutiva são afetadas pela síndrome do ovário policístico. Os sintomas da PCOS podem incluir pequenos cistos nos ovários, sangramentos vaginais irregulares e não muito freqüentes, crescimento de pêlos tipicamente masculinos e acne. Também podem se desenvolver a resistência à insulina e o pré-diabetes.

Embora haja muitos medicamentos tradicionais e terapias para o tratamento dessa síndrome, esta pesquisa está avaliando se a acupuntura pode ser eficiente na regulação hormonal e na cura dos sintomas da síndrome do ovário policístico.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Acupuntura

Terapias Alternativas

Gravidez

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.