17/08/2023

Adeus mamografias: Escâner de vestir pode detectar câncer de mama mais cedo

Redação do Diário da Saúde
Adeus mamografias: Escâner de vestir pode detectar câncer de mama mais cedo
É essencialmente um aparelho de ultrassom projetado para ser usado em casa.
[Imagem: Canan Dagdeviren]

Ultrassom de vestir

Quando o câncer de mama é diagnosticado nos estágios iniciais, a taxa de sobrevivência é de quase 100% - quando os tumores são detectados em estágios posteriores, essa taxa cai para cerca de 25%.

Na esperança de manter essa taxa de sobrevivência das pacientes no patamar mais alto possível, pesquisadores do MIT projetaram um aparelho de ultrassom vestível que permite detectar tumores em estágios iniciais.

Esta pode ser uma alternativa valiosa aos rastreios por mamografias, que têm sido criticadas pela comunidade médica por uma série de inconvenientes, do grande número de falsos positivos até as doses repetidas de radiação, que podem acabar se voltando contra a paciente.

O novo aparelho é um suporte flexível que pode ser preso a um sutiã, permitindo que a mulher mova um rastreador de ultrassom e visualize o tecido mamário de diferentes ângulos. Os experimentos mostraram que o aparelho permite obter imagens de ultrassom com resolução comparável à das sondas de ultrassom usadas em centros de imagens médicas.

"Mudamos o fator de forma da tecnologia de ultrassom, para que ela possa ser usada em sua casa. É portátil e fácil de usar e fornece monitoramento em tempo real e fácil do tecido mamário," disse o professor Canan Dagdeviren.

Adeus mamografias: Escâner de vestir pode detectar câncer de mama mais cedo
À esquerda, o cabo amarelo, que contém o pequeno sensor de ultrassom em uma extremidade e a placa de circuito de controle na outra. À direita, o dispositivo de suporte, em formato de lágrima e com uma grade hexagonal de orifícios, onde o sensor pode ser colocado.
[Imagem: Canan Dagdeviren]

Detecção precoce do câncer de mama

Nos primeiros testes, o aparelho detectou cistos que tinham apenas 3 milímetros (0,3 centímetro) de diâmetro, que é o tamanho dos tumores em estágio inicial.

O aparelho de vestir alcançou uma resolução comparável à do ultrassom tradicional, além de o tecido poder ser visualizado a uma profundidade de até 8 centímetros.

"O acesso a cuidados de saúde de qualidade e acessíveis é essencial para a detecção e diagnóstico precoces. Como enfermeira, tenho testemunhado os resultados negativos de diagnósticos tardios. Esta tecnologia promete quebrar as muitas barreiras para a detecção precoce do câncer de mama, fornecendo um diagnóstico mais confiável, confortável e menos intimidador," disse Catherine Ricciardi, coordenadora da equipe.

A equipe pretende agora desenvolver um sistema de inteligência artificial que possa analisar como as imagens mudam ao longo do tempo, o que poderá oferecer diagnósticos mais precisos do que depender da avaliação de um radiologista comparando imagens tiradas com anos de intervalo. Eles também planejam explorar a adaptação da tecnologia de ultrassom para escanear outras partes do corpo.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Conformable Ultrasound Breast Patch for Deep Tissue Scanning and Imaging
Autores: Wenya Du, Lin Zhang, Emma Suh, Dabin Lin, Colin Marcus, Lara Ozkan, Avani Ahuja, Sara Fernandez, Ikra Iftekhar Shuvo, David Sadat, Weiguo LiuX, Fei Li, Anantha P. Chandrakasan, Tolga Ozmen, Canan Dagdeviren
Publicação: Science Advances
Vol.: 9, Issue 30
DOI: 10.1126/sciadv.adh5325
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Exames

Saúde da Mulher

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.