24/03/2022

Alívio da dor induzido pela nostalgia é mapeado no cérebro

Redação do Diário da Saúde
Mapeado no cérebro o alívio da dor induzida pela nostalgia
A ativação cerebral do giro lingual e do giro parahipocampal, áreas envolvidas na percepção da dor, foi significativamente diminuída após a visualização de imagens nostálgicas, em comparação com imagens de controle.
[Imagem: Ming Zhang et al. - 10.1523/JNEUROSCI.2123-21.2022]

Nostalgia

Você sabia que olhar fotos de bons momentos com a família ou com os amigos pode diminuir sua dor de cabeça ou outros tipos de dores não agudas?

A nostalgia é um anseio sentimental pelo passado, uma emoção social autoconsciente predominantemente positiva. A nostalgia nos ajuda a manter um estado psicológico positivo ao neutralizar o impacto negativo de situações difíceis.

De fato, a nostalgia já demonstrou ser útil no alívio da dor em experimentos controlados de laboratório - além de aumentar o otimismo, a nostalgia nos faz sentir aquecidos.

Nostalgia analgésica

Um novo estudo revelou agora o mecanismo neurobiológico para essa analgesia induzida pela nostalgia.

Ming Zhang e seus colegas descobriram que o tálamo, uma região cerebral crítica para a modulação da dor, também está relacionado ao efeito analgésico associado à nostalgia.

Este experimento lança novas luzes sobre os mecanismos neurais subjacentes ao alívio da dor induzido pela emoção, fornecendo informações importantes para o desenvolvimento e a melhoria de terapias psicológicas não medicamentosas.

Às vezes, as pessoas experimentam uma dor clínica leve que é desconfortável, mas não o suficiente para exigir medicação. Nesses casos, métodos analgésicos não medicamentosos para alívio da dor podem ser úteis ou mesmo necessários.

Efeito analgésico da nostalgia

No estudo atual, os pesquisadores usaram ressonância magnética funcional para comparar a nostalgia induzida pela observação de fotos com uma estimulação da dor pelo calor. O exame permitiu examinar como as respostas cerebrais provocadas pela estimulação da dor foram moduladas depois que as pessoas experimentaram emoções nostálgicas ou outras reações emocionais de controle.

Depois de observar as memórias da infância, os voluntários relataram sentir sensações mais fracas de dor em resposta aos estímulos térmicos, principalmente em baixas intensidades de estímulo.

Mais importante, o tálamo anterior codificava a nostalgia, enquanto o tálamo parietal posterior codificava a percepção da dor. A ativação talâmica anterior pode prever a ativação do tálamo parietal posterior.

"O tálamo desempenha um papel fundamental como uma ligação funcional central no efeito analgésico," disse o Dr. Zhang, do Instituto de Psicologia da Academia Chinesa de Ciências.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Thalamocortical mechanisms for nostalgiainduced analgesia
Autores: Ming Zhang, Ziyan Yang, Jiahui Zhong, Yuqi Zhang, Xiaomin Lin, Huajian Cai, Yazhuo Kong
Publicação: The Journal of Neuroscience
DOI: 10.1523/JNEUROSCI.2123-21.2022
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Neurociências

Cérebro

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.