13/11/2023

Anestesista robótico: Sistema mantém nível de inconsciência de modo automático

Redação do Diário da Saúde
Anestesista robótico: Sistema mantém nível de inconsciência de modo automático
Recentemente se descobriu que o nível de consciência durante a anestesia geral estava sendo medido no lugar errado.
[Imagem: Mohsen Afrasiabi et al. - 10.1016/j.cels.2021.02.003]

Anestesista robótico

Pesquisadores apresentaram um novo sistema automatizado de anestesia que consegue manter um nível preciso de inconsciência do paciente, da mesma forma que um termostato ajusta o aquecimento e o resfriamento para manter uma temperatura constante na água de um chuveiro ou no ar de uma sala.

Embora confiemos integralmente na anestesia quando precisamos nos submeter a uma cirurgia, ainda existem problemas porque nem mesmo temos uma boa teoria sobre como a anestesia funciona ou do porquê a anestesia nos faz perder a consciência. Por exemplo, hoje se sabe que a anestesia não desliga o cérebro - mesmo durante a anestesia geral, o cérebro é tudo, menos silencioso.

Por isso, os anestesiologistas ficam de guarda o tempo todo para garantir que os pacientes não recuperem a consciência durante a cirurgia. Sem muitas ferramentas à disposição, eles muitas vezes administram doses anestésicas além do necessário para manter um nível adequado de inconsciência, mas sabemos que isso pode aumentar a incidência de distúrbios cognitivos pós-operatórios.

Emery Brown e seus colegas do MIT (EUA) criaram agora um sistema de administração de anestesia em circuito fechado que foi capaz de manter macacos rhesus em diferentes níveis predefinidos de inconsciência por um total de 18 horas e 45 minutos, em nove experimentos de cerca de duas horas cada.

O sistema de aquisição de dados neurais registrou continuamente os potenciais de campo locais dos primatas, que foram então comparados computacionalmente com um marcador desejado de inconsciência com base nas taxas de pico cortical. Quando o marcador de inconsciência começou a se afastar do nível alvo prescrito, a taxa de infusão do anestésico propofol foi ajustada automaticamente pelo equipamento.

A equipe planeja agora realizar estudos adicionais para explorar outros marcadores de inconsciência e para tornar seu sistema capaz de lidar de forma autônoma com a indução e a emergência da anestesia, e não apenas com sua manutenção. O objetivo final é criar um sistema de administração de anestesia em circuito fechado que possa ser usado em pacientes humanos, tanto na sala de cirurgia quanto na unidade de terapia intensiva.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Closed-loop control of anesthetic state in non-human primates
Autores: Sourish Chakravarty, Jacob Donoghue, Ayan S Waite, Meredith Mahnke, Indie C Garwood, Sebastian Gallo, Earl K Miller, Emery N Brown
Publicação: PNAS Nexus
Vol.: pgad293
DOI: 10.1093/pnasnexus/pgad293
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cirurgias

Cérebro

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.