21/09/2021

Antecipar notícias e resultados ruins pode ser uma ótima estratégia

Redação do Diário da Saúde
Antecipar notícias e resultados ruins pode ser uma ótima estratégia
A dica é pensar no lado bom que toda notícia inicialmente ruim parece ter.
[Imagem: Fernando Prado/Pixabay]

Tô me lixando

Você não conseguiu o emprego? Então mude o enfoque: Aquele novo chefe parecia mesmo muito chato.

Aquele alguém interessante acabou de apareceu acompanhado/acompanhada na festa? Ora, você nem mesmo tinha certeza de que ele ou ela era sua cara metade.

Parece despeito? Não, garantem os psicólogos, ressaltando que vale a pena encontrar formas de dourar pílulas amargas como estas porque esta é uma forma válida e eficaz de lidar com más notícias.

Não se trata de se enganar, mas de ver que cada situação, mesmo as aparentemente ruins, guardam seus aspectos positivos.

Essas estratégias de enfrentamento resultam em menos depressão, mais autoestima, maior satisfação com a vida e até alguns benefícios de saúde física.

As professoras Kyla Rankin e Kate Sweeny, da Universidade da Califórnia de Riverside se propuseram então a pesquisar se não valeria a pena você já se preparar para um eventual fracasso antes de um evento que você considera importante, ou seja, antes mesmo de saber de uma eventual notícia ruim.

"Será que o processo de encontrar formas de dourar a pílula precisa esperar até que as más notícias cheguem? É possível que pedir às pessoas para escreverem sobre o lado bom antes de um evento potencialmente angustiante as proteja do sofrimento emocional - ou pelo menos estimule emoções positivas simultâneas," descreveram as duas nos objetivos de seu estudo.

Veja o lado bom - antes, durante e depois

Em todos os quatro experimentos com voluntários planejados pela dupla, as pesquisadoras constataram que os voluntários que se engajaram na descoberta preventiva de benefícios futuros ficaram mais contentes durante os períodos de espera e experimentaram menos emoções negativas após o término da espera.

Além disso, focar em um resultado possivelmente ruim não rouba a alegria de alguém se as notícias forem boas.

"Como as pessoas podem maximizar o bem-estar emocional quando as coisas dão errado?" resumem as pesquisadoras. "Uma maneira pode ser mudar o foco da nuvem escura para o dourado da pílula, mesmo quando se estiver apenas esperando [pelo resultado]."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Preparing Silver Linings for a Cloudy Day: The Consequences of Preemptive Benefit Finding
Autores: Kyla Rankin, Kate Sweeny
Publicação: Personality and Social Psychology Bulletin
DOI: 10.1177/01461672211037863
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Comportamento

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.