01/09/2023

Antioxidantes estimulam crescimento de tumores e metástases

Redação do Diário da Saúde
Antioxidantes estimulam crescimento de tumores e metástases
Ting Wang e Martin Bergö lançam novo alerta sobre o risco de ingerir antioxidantes em excesso - os antioxidantes são largamente desaconselhados para pacientes com câncer ou com maior risco de câncer.
[Imagem: Stefan Zimmerman]

Antioxidantes do mal

Você talvez tenha se acostumado a ouvir que os antioxidantes são "tudo de bom" e que você deve ingeri-los o mais que puder - esta, pelo menos, tem sido a mensagem largamente difundida por cientistas, nutricionistas, médicos e pela imprensa em geral.

O que você talvez não saiba é que os antioxidantes não são uma unanimidade entre os cientistas, com vários alertas sendo feitos nos últimos anos de que a ciência dos radicais livres e dos antioxidantes é muito mais complexa do que é diariamente passado pela mídia - o que a ciência diz é: Cuidado com os antioxidantes.

Para saber mais a respeito desses alertas, veja a lista de reportagens ao final deste artigo.

Enquanto isso, Ting Wang e colegas do Instituto Karolinska, na Suécia, acabam de publicar uma nova pesquisa que mostra que a vitamina C e outros antioxidantes estimulam a formação de novos vasos sanguíneos nos tumores de câncer de pulmão.

A descoberta corrobora a ideia de que suplementos dietéticos contendo antioxidantes podem acelerar o crescimento tumoral e a metástase.

"Nós descobrimos que os antioxidantes ativam um mecanismo que faz com que os tumores cancerígenos formem novos vasos sanguíneos, o que é surpreendente, uma vez que se pensava anteriormente que os antioxidantes tinham um efeito protetor," disse o professor Martin Bergö, coordenador da equipe. "Os novos vasos sanguíneos nutrem os tumores e podem ajudá-los a crescer e se espalhar."

Como os antioxidantes ajudam a desenvolver o câncer

Os antioxidantes neutralizam os radicais livres de oxigênio, que podem danificar o corpo se estiverem em excesso. Isso causou uma proliferação de antioxidantes em suplementos dietéticos, mas doses excessivamente elevadas de ambos tornam-se prejudiciais.

"Não há necessidade de temer os antioxidantes nos alimentos normais, mas a maioria das pessoas não precisa de quantidades adicionais deles," destaca o professor Bergö. "Na verdade, eles podem ser prejudiciais para pacientes com câncer e pessoas com risco elevado de câncer."

A mesma equipe já havia descoberto anteriormente que antioxidantes, como as vitaminas C e E, aceleram o crescimento e a disseminação do câncer de pulmão, estabilizando uma proteína chamada BACH1. A BACH1 é ativada quando o nível de radicais livres de oxigênio cai, o que acontece, por exemplo, quando antioxidantes extras são introduzidos através da dieta ou quando mutações espontâneas nas células tumorais ativam antioxidantes endógenos.

Agora os pesquisadores conseguiram demonstrar que a ativação da BACH1 induz a formação de novos vasos sanguíneos (angiogênese). Embora se saiba que baixos níveis de oxigênio (hipóxia) são necessários para que a angiogênese ocorra em tumores cancerígenos, o novo mecanismo identificado pelos pesquisadores demonstra que os tumores também podem formar novos vasos sanguíneos na presença de níveis normais de oxigênio.

O estudo também mostrou que a BACH1 é regulada de forma semelhante à proteína HIF-1α, um mecanismo que ganhou o Prêmio Nobel de Medicina de 2019 e que permite que as células se adaptem às mudanças nos níveis de oxigênio. Esta nova pesquisa mostra que a HIF-1α e a BACH1 trabalham juntas nos tumores.

"Muitos ensaios clínicos avaliaram a eficácia dos inibidores da angiogênese, mas os resultados não foram tão bem-sucedidos quanto o esperado," conta Ting Wang. "Nosso estudo abre a porta para formas mais eficazes de prevenir a angiogênese em tumores; por exemplo, pacientes cujos tumores apresentam níveis elevados de BACH1 podem se beneficiar mais da terapia antiangiogênese do que pacientes com níveis baixos de BACH1."

Alertas sobre o excesso de antioxidantes

Veja abaixo algumas reportagens publicadas pelo Diário de Saúde mostrando os efeitos danosos que podem ser induzidos pelo consumo exagerado de antioxidantes:

Veja abaixo reportagens sobre a eliminação exagerada dos radicais livres:

Checagem com artigo científico:

Artigo: Antioxidants stimulate BACH1-dependent tumor angiogenesis
Autores: Ting Wang, Yongqiang Dong, Zhiqiang Huang, Guoqing Zhang, Ying Zhao, Haidong Yao, Jianjiang Hu, Elin Tüksammel, Huan Cai, Ning Liang, Xiufeng Xu, Xijie Yang, Sarah Schmidt, Xi Qiao, Susanne Schlisio, Staffan Strömblad, Hong Qian, Changtao Jiang, Eckardt Treuter, Martin O. Bergo
Publicação: The Journal of Clinical Investigation
DOI: 10.1172/JCI169671
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Câncer

Alimentação e Nutrição

Dietas e Emagrecimento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.