10/10/2023

Aparelho portátil aumenta sensibilidade de detecção de DNA em 100 vezes

Redação do Diário da Saúde
Aparelho portátil aumenta sensibilidade de detecção de DNA em 100 vezes
Este é o dispositivo que detecta DNA com sensibilidade 100 vezes maior do que os métodos tradicionais.
[Imagem: Xiaoyu Zhang/Xiao Fan/Huilu Bao/Jinglei Ping]

Detecção de DNA 100 vezes melhor

Este pequeno aparelho vai permitir ampliar em 100 vezes os limites da engenharia biomédica, oferecendo um método para detecção de DNA com uma sensibilidade sem precedentes.

"A detecção de DNA está no centro da bioengenharia," explica o professor Jinglei Ping, da Universidade de Massachusetts (EUA). "Todo mundo quer detectar o DNA em baixa concentração com alta sensibilidade. E acabamos de desenvolver este método para melhorar a sensibilidade em cerca de 100 vezes, sem nenhum custo [adicional]."

O grande desafio para decodificar o DNA aparece logo de cara: Existem muitas moléculas presentes em cada amostra que não são o DNA alvo, mas que podem interferir no resultado - é basicamente como encontrar a agulha num palheiro.

Este novo aparelho usa um método diferente: A amostra é colocada dentro de um campo elétrico alternado. "Então, deixamos o DNA dançar," compara Ping. "Quando os filamentos de DNA dançam, eles têm uma frequência de oscilação específica."

Isto possibilita ler as amostras para ver se há uma molécula se movendo de uma forma que corresponda ao movimento do DNA alvo e distingui-la facilmente de diferentes padrões de movimento. A técnica funciona mesmo quando há uma concentração muito baixa do DNA alvo na amostra.

Isto tem enormes implicações para acelerar a detecção de doenças. Primeiro, com um detector tão sensível, os diagnósticos podem acontecer nas fases iniciais da progressão da doença, o que pode ter um grande impacto nos resultados de saúde. Além disso, este método leva minutos, e não dias, semanas ou meses, porque é totalmente elétrico, o que o torna adequado para funcionar mesmo em pontos de atendimento, como hospitais e clínicas.

Outro benefício: O aparelho é portátil. O professor Ping diz ser possível fabricá-lo do tamanho de um dispositivo de teste de açúcar no sangue, o que abre as portas para melhorias na saúde em escala global, chegando a locais de poucos recursos e difícil acesso.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Nanomechanoelectrical approach to highly sensitive and specific label-free DNA detection
Autores: Xiaoyu Zhang, Xiao Fan, Huilu Bao, Jinglei Ping
Publicação: Proceedings of the National Academy of Sciences
Vol.: 120 (33) e2306130120
DOI: 10.1073/pnas.2306130120
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Genética

Equipamentos Médicos

Diagnósticos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.