09/08/2021

Aparelho portátil faz exame de dengue em uma hora

Redação do Diário da Saúde
Aparelho portátil faz exame de dengue em uma hora
O exame usa uma técnica mais simples do que a atual, dando o resultado praticamente na hora.
[Imagem: S. K. Gahlaut et al. - 10.1021/acs.analchem.9b04129]

Exame da dengue em 1 hora

Pesquisadores do Instituto Indiano de Tecnologia desenvolveram um aparelho portátil que faz o diagnóstico precoce do vírus da dengue e dá os resultados do teste em uma hora.

Embora eclipsada pela pandemia de covid-19, a dengue continua sendo um sério problema de saúde global.

E o diagnóstico precoce da doença é a chave para prevenir a deterioração da saúde dos pacientes.

No entanto, os exames atualmente disponíveis, como a detecção de ácido nucleico por meio da Reação em Cadeia da Polimerase Transcriptase Reversa (RT-PCR), é um processo demorado e também exige equipamentos e reagentes caros para o diagnóstico da dengue.

A equipe indiana elaborou seu diagnóstico com base em uma outra tecnologia, conhecida como Espectroscopia Raman Aprimorada de Superfície, ou SERS na sigla em inglês (Surface Enhanced Raman Spectroscopy).

Diagnóstico portátil

Shashank Gahlaut e seus colegas criaram o diagnóstico partindo de filmes finos cultivados usando uma técnica de deposição chamada GLAD (GLancing Angle Deposition). Esta técnica foi empregada para fabricar biossensores ativos usando nanobastões de prata para detectar patógenos.

Apenas 2 microlitros de soro do paciente foram suficientes para ativar os biossensores, cujos resultados são lidos com um raio laser verde (785 nm). Os dados são tratados por um software analisador e o resultado do exame está pronto.

O dispositivo integrado foi capaz de diferenciar claramente os três conjuntos de amostras de sangue: dengue positivo, negativo e saudável - o aparelho foi testado em amostras de sangue clínicas coletadas de centenas de pacientes.

A equipe espera que o aparelho possa oferecer uma plataforma de diagnóstico rápido, escalonável e que possa ser usada em postos de saúde, reduzindo o impacto da doença nos hospitais.

Checagem com artigo científico:

Artigo: SERS Platform for Dengue Diagnosis from Clinical Samples Employing a Hand Held Raman Spectrometer
Autores: Shashank K. Gahlaut, D. Savargaonkar, C. Sharan, Sarjana Yadav, P. Mishra, J. P. Singh
Publicação: Analytical Chemistry
Vol.: 92, 2527-2534
DOI: 10.1021/acs.analchem.9b04129
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Exames

Equipamentos Médicos

Vírus

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2021 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.