21/07/2023

Exame de ultrassom agora portátil e sem fios

Redação do Diário da Saúde
Aparelho portátil e sem fios faz ultrassom contínuo
Sensor de ultrassom sem fios, com a sonda colocada na artéria carótida.
[Imagem: Xu Lab/UC San Diego]

Ultrassom portátil e sem fios

Este dispositivo, inteligente e totalmente sem fios, que adere à pele, usa ultrassons para rastrear continuamente sinais vitais críticos, como frequência cardíaca e pressão arterial.

Essa tecnologia é tida como uma verdadeira revolução no monitoramento da saúde, mas a maioria dos protótipos apresentados até agora precisa de fios e baterias para alimentar os aparelhos e transmitir os dados de ultrassom, exigindo que o usuário permaneça conectado fisicamente a um sistema de controle.

"A tecnologia descrita aqui representa um progresso necessário e essencial no campo do ultrassom vestível, potencialmente realizando a promessa de monitoramento remoto de ultrassom para qualquer número de condições de saúde. O verdadeiro impacto dos adesivos de ultrassom vestíveis ainda não foi totalmente realizado porque as iterações descritas anteriormente não são sem fios e limitam a capacidade dos usuários de tocar suas vidas diárias," observou o professor Muyang Lin, do Instituto Nacional de Imagem Biomédica e Bioengenharia (EUA).

Até hoje, a tecnologia do ultrassom, que usa ondas sonoras de alta frequência e seus ecos para formar imagens de tecidos dentro do corpo, tem sido tradicionalmente limitada à clínica. Este dispositivo sem fios muda isso.

Aparelho portátil e sem fios faz ultrassom contínuo
Uma visão da sonda de ultrassom e do interior do circuito.
[Imagem: Xu Lab/UC San Diego]

Monitoramento contínuo

O sistema é composto por uma sonda, um circuito e uma bateria. Como foi projetado com foco na saúde cardiovascular, a sonda de ultrassom foi colocada na artéria carótida para os primeiros testes. A sonda é acoplada a um circuito flexível, que ativa os transdutores de ultrassom, coleta os ecos do ultrassom, amplifica e filtra esses ecos e transmite o sinal digitalizado para um terminal. Todo o sistema é alimentado por uma bateria de polímero de lítio recarregável comercial.

Mas a equipe já foi além do monitoramento das funções cardiovasculares, demonstrando que o adesivo pode ser aplicado no abdômen, para monitoramento do diafragma, ou nos membros, para monitoramento da artéria periférica.

Um sistema embutido de inteligência artificial interpreta os dados, permitindo que cada aparelho seja reconfigurado para seu usuário. O funcionamento foi atestado em uma amostra pequena de dez voluntários de três grupos raciais.

"Validar nosso adesivo em uma população maior é um próximo passo crucial. Estamos trabalhando para validar nosso sensor em relação aos dispositivos médicos existentes," disse Lin.

Checagem com artigo científico:

Artigo: A fully integrated wearable ultrasound system to monitor deep tissues in moving subjects
Autores: Muyang Lin, Ziyang Zhang, Xiaoxiang Gao, Yizhou Bian, Ray S. Wu, Geonho Park, Zhiyuan Lou, Zhuorui Zhang, Xiangchen Xu, Xiangjun Chen, Andrea Kang, Xinyi Yang, Wentong Yue, Lu Yin, Chonghe Wang, Baiyan Qi, Sai Zhou, Hongjie Hu, Hao Huang, Mohan Li, Yue Gu, Jing Mu, Albert Yang, Amer Yaghi, Yimu Chen, Yusheng Lei, Chengchangfeng Lu, Ruotao Wang, Joseph Wang, Shu Xiang, Erik B. Kistler, Nuno Vasconcelos, Sheng Xu
Publicação: Nature Biotechnology
DOI: 10.1038/s41587-023-01800-0
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Exames

Diagnósticos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.