20/08/2015

Aroeira com nanotecnologia vira tratamento ginecológico

Redação do Diário da Saúde
Aroeira com nanotecnologia para tratamento ginecológico
O tratamento fitoterápico tradicional recebeu um banho de nanotecnologia para virar um medicamento contra infecções fúngicas.
[Imagem: Tarciso Leão/Unesp]

Aroeira

A aroeira-preta, ou aroeira-do-sertão, é uma das principais plantas utilizadas na medicina tradicional nordestina para o tratamento de várias doenças.

O extrato do caule da árvore é bastante utilizado sob a forma de semicúpio ("banho-de-assento") após o parto, sendo também indicado no tratamento de cervicites, vaginites, hemorroidas, bem como anti-inflamatório e cicatrizante natural.

As propriedades fitoquímicas e biológicas dessa planta estimularam uma maior investigação sobre os compostos biologicamente ativos, com aplicabilidades nas áreas de tratamento de doenças crônicas.

Bruna Bonifácio e Taís Bauab, da Unesp de Araraquara (SP), usaram o extrato hidroalcoólico das folhas de aroeira para desenvolver um novo tratamento para candidíase vulvovaginal.

Nanotecnologia

O tratamento fitoterápico inclui um avançado sistema lipídico de encapsulamento desenvolvido com nanotecnologia. O uso de sistemas lipídicos nanoestruturados permite uma melhor solubilização do extrato hidroalcoólico, potencializando, assim, sua ação farmacológica.

Atualmente o tratamento da candidíase inclui o uso de medicamentos como fluconazol, cetoconazol, miconazol. "Recentemente, os derivados azólicos vêm sendo cada vez menos eficazes no tratamento de doenças fúngicas, pois estão fortemente associados aos quadros de resistência microbiana", explica Bruna .

A pesquisa está em fase pré-clínica e o pedido de patente foi realizado pela Agência Unesp de Inovação. "Ainda não podemos afirmar que esta tecnologia pode ser considerada um medicamento, visto que as experimentações passaram apenas por estudos in vitro e in vivo em animais," disse Bruna, referindo-se à necessidade de realização dos testes clínicos em humanos.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Plantas Medicinais

Medicamentos Naturais

Saúde da Mulher

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.