21/07/2015

Aumento do tamanho da próstata é normal

Com informações da Agência Brasil
Aumento do tamanho da próstata é normal
"É um processo paulatino de envelhecimento. Assim como os cabelos vão embranquecendo, as rugas vão aparecendo, a próstata vai aumentando."
[Imagem: Divulgação/Sociedade Brasileira de Urologia]

Processo normal

"O aumento da próstata [acontece] por causa de um tumor benigno. Não é câncer," esclarece Alfredo Canalini, diretor da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

O médico explica que a prevalência desse aumento da próstata é maior de acordo com a faixa etária: 90% dos homens entre 81 e 90 anos registram esse aumento.

"É um processo paulatino de envelhecimento. Assim como os cabelos vão embranquecendo, as rugas vão aparecendo, a próstata vai aumentando", observou.

Quando esse aumento não influencia o funcionamento da uretra, dificultando o ato de urinar, o aumento de volume da próstata não traz nenhuma consequência negativa para o homem e dispensa tratamentos.

Dificuldade de urinar

A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga.

Como a uretra atravessa essa glândula, quando a próstata cresce, ela pode prejudicar o processo de esvaziamento da bexiga na hora de urinar. Mas isso não acontece com todos os homens.

"Somente 40% dos homens que apresentam aumento volumétrico da próstata vão ter algum tipo de problema para urinar," acrescentou.

Os demais 60% dos homens que apresentam a condição não registram sintoma decorrente do aumento da próstata, por isso não precisam tomar remédio nem fazer cirurgia.

Tratamentos

"Mas quando o paciente começa a ter problema para urinar, o tratamento tem que ser feito", disse Canalini.

O tratamento atualmente é oferecido pelos urologistas com base em alguns parâmetros, como a intensidade dos sintomas, o tamanho da próstata e o nível de PSA, uma enzima que pode indicar a existência de um tumor, que poderá ser benigno ou não.

"Geralmente, o homem que tem o PSA acima de 1,5 e que não é portador de câncer de próstata tende a ter piora dos sintomas ao longo da vida. Às vezes, esse paciente tem que começar um tratamento precoce", finalizou.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde do Homem

Sexualidade

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.