01/09/2022

Bactérias magnéticas funcionam como robôs para tratamentos dentro do corpo

Redação do Diário da Saúde
Bactérias magnéticas funcionam como robôs para tratamentos dentro do corpo
Essas bactérias, que se orientam como uma agulha de bússola, poderão bombear quimioterápicos para tumores.
[Imagem: ETH]

Nanoveículo magnético

Imagine um minúsculo veículo, um nanocarro, um milhão de vezes menor do que um milímetro, equipado com uma estrutura magnética que permita que ele seja controlado e dirigido externamente, por meio de campos magnéticos.

Agora imagine que possamos inserir esse nanocarro no corpo humano e então guiá-lo para o local exato onde um medicamento precisa ser liberado, ou células precisem ser capturadas para exame, ou mesmo tumores precisem ser eliminados.

Inúmeros cientistas ao redor do mundo estão trabalhando nessa ideia ousada, inspirada na ficção científica, sendo que o passo mais recente para transformar a ideia em realidade acaba de ser dado por uma equipe da Universidade do País Basco (Espanha).

Em vez de construir um robô inteiro, a equipe está explorando o uso de bactérias magnéticas, conhecidas como bactérias magnetotáticas - esses microrganismos têm a incrível capacidade de formar nanopartículas magnéticas de óxido de ferro dentro de suas células.

As partículas magnéticas medem cerca de 50 nanômetros de diâmetro (100 vezes menores do que as células do sangue) e ficam dispostas dentro da bactéria na forma de uma longa cadeia, que então funciona como a agulha de uma bússola. Isso permite que a bactéria seja orientada na direção desejada apenas controlando-a por meio de eletroímãs.

A vantagem é que a bactéria inteira é biocompatível, não causa doenças aos seres humanos e já está pronta, bastando então adicionar uma "carga útil", como moléculas de medicamentos.

Bactéria funcionando como robô

A ideia da equipe espanhola é usar as bactérias magnéticas como veículos para tratar o câncer, por meio de uma técnica conhecida como hipertermia magnética, ou para liberar medicamentos.

Para isso, as bactérias serão direcionadas para o local a ser tratado e aquecidas por campos externos. No caso da hipertermia magnética, as partículas magnéticas se aquecem, podendo queimar células cancerígenas; para liberar medicamentos, o calor ou outro estímulo externo podem ser usados para quebrar as ligações da carga útil com a superfície da célula bacteriana.

Atualmente, os pesquisadores estão trabalhando no controle da mobilidade das bactérias por meio de campos magnéticos externos, para direcioná-las a um tumor e ativá-las, também por meio de campos magnéticos, para que desempenhem a função desejada.

Mas ainda falta muito para que essa opção chegue às clínicas: No momento, a obtenção de imagens magnéticas de nanopartículas dentro de uma célula biológica, com resolução suficiente, só é possível em grandes instalações de radiação síncrotron.

"No entanto, no futuro, com o desenvolvimento de fontes compactas de raios X de plasma, esse método pode se tornar uma técnica padrão de laboratório," disse o professor Sergio Valencia, membro da equipe.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Magnetic Anisotropy of Individual Nanomagnets Embedded in Biological Systems Determined by Axi-asymmetric X-ray Transmission Microscopy
Autores: Lourdes Marcano, Iñaki Orue, David Gandia, Lucía Gandarias, Markus Weigand, Radu Marius Abrudan, Ana García-Prieto, Alfredo García-Arribas, Alicia Muela, M. Luisa Fdez-Gubieda, Sergio Valencia
Publicação: ACS Nano
Vol.: 16, 5, 7398-7408
DOI: 10.1021/acsnano.1c09559
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Robótica

Nanotecnologia

Quimioterapia

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.