26/07/2023

Biomaterial de colágeno e algas estimula regeneração óssea

Redação do Diário da Saúde
Biomaterial feito de colágeno e açúcar de algas se mostra capaz de estimular a regeneração óssea
O composto tem potencial para substituir ossos naturais em defeitos e implantes, além de servir para estudos científicos.
[Imagem: Nogueira et al. - 10.1021/acs.biomac.2c01313]

Colágeno para recuperação óssea

Um novo material de origem biológica, produzido com colágeno e com uma substância extraída de algas, chamada carragenana, estimula localmente respostas mineralizantes de células ósseas.

Isso significa que o biomaterial poderá substituir ossos naturais em implantes realizados para tratar traumas ou patologias, como osteossarcoma.

Atualmente, o padrão-ouro para implantes ósseos é a utilização de materiais autógenos, ou seja, retirados do corpo do próprio paciente, um processo que não é ideal porque requer uma cirurgia adicional, com o risco de infecções, e nem sempre pode ser utilizado em grandes áreas porque não há de onde retirar todo o material necessário.

A principal tendência para superar esse problema é o desenvolvimento de materiais artificiais que repliquem com similaridade, segurança e eficiência a complexidade da estrutura óssea.

É justamente o que faz o material desenvolvido por Lucas Nogueira e colegas da Universidade de São Paulo (USP), um composto de colágeno tipo 1, a proteína mais abundante na matriz óssea, proveniente de bovinos ou suínos, e de carragenana. Essa última substância se assemelha ao sulfato de condroitina, que é um dos compostos presentes nos ossos naturais e tem a função de organizar e mineralizar a matriz óssea e promover a adesão celular.

Testes

Para testar a viabilidade e potencial do material, os pesquisadores cultivaram osteoblastos, as células responsáveis pela formação da matriz óssea mineralizada, de duas formas: Apenas com colágeno e com colágeno e carragenana.

O material composto desenvolveu uma rede densa e uniforme de fibrilas entrelaçadas na superfície, e fibrilas de colágeno com alinhamento semelhante aos tecidos conjuntivos densos. Houve ainda um aumento na expressão de genes codificadores de proteínas relacionadas à mineralização óssea, como fosfatase alcalina (Alp), sialoproteína óssea (Bsp), osteocalcina (Oc) e osteopontina (Opn).

"Nossos resultados mostraram que a combinação de carragenana e colágeno estimulou melhor as respostas mineralizantes das células do que apenas o colágeno, validando in vitro a hipótese de que a presença de um componente semelhante quimicamente e estruturalmente a um dos compostos encontrados nos ossos junto com o colágeno é fundamental no processo," afirmou a professora Ana Paula Ramos. "A ideia agora é realizar testes in vivo para avaliar a possibilidade e a segurança de preencher qualquer tipo de defeito ósseo com esse biomaterial."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Collagen/k-Carrageenan-Based Scaffolds as Biomimetic Constructs for In Vitro Bone Mineralization Studies
Autores: Lucas Fabrício Bahia Nogueira, Marcos Antônio Eufrásio Cruz, Maryanne Trafani de Melo, Bianca Chieregato Maniglia, Fabrizio Caroleo, Roberto Paolesse, Helena Bacha Lopes, Márcio M. Beloti, Pietro Ciancaglini, Ana Paula Ramos, Massimo Bottini
Publicação: Biomacromolecules
Vol.: 24, 3, 1258–1266
DOI: 10.1021/acs.biomac.2c01313
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Ossos e Articulações

Biotecnologia

Próteses

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.