21/06/2019

Biossensor nacional detecta zika sem confusão com dengue

Com informações da Agência Fapesp
Biossensor nacional detecta zika sem confusão com dengue
Método nacional detecta o vírus zika em amostras de urina sem reação cruzada com o vírus da dengue.
[Imagem: Aline Macedo Faria/Talita Mazon]

Zika confusão com dengue

Pesquisadores brasileiros desenvolveram uma tecnologia de baixo custo que diagnostica de forma rápida e precisa o vírus zika, evitando a problemática confusão com o vírus da dengue.

O desenvolvimento do teste foi feito por Aline Faria e Talita Mazon, do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, em Campinas (SP), em conjunto com pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O exame é feito por um biossensor portátil, econômico e simples de usar - ideal para aplicações no ponto de atendimento.

Segundo Talita, o importante é que o biossensor consegue distinguir o zika do vírus da dengue. As duas espécies aparentadas produzem proteínas semelhantes e a maioria dos testes existentes pode dar resultados falsos positivos e falsos negativos, comprometendo o tratamento.

"Conseguimos identificar o zika desde o primeiro até o oitavo dia da infecção," disse a pesquisadora

Exame de zika portátil

O detector de zika consiste em uma placa de circuito impresso, do tipo comumente usada em aparelhos eletrônicos, dotada de um compósito de óxido de zinco e grafeno, capaz de imobilizar um anticorpo contra a proteína NS1 do zika em um eletrodo.

A placa biossensora mostrou alta sensibilidade e seletividade para a proteína-alvo.

Com apenas uma gota de urina do paciente é possível fazer o teste e a presença da molécula viral se torna visível em gráficos na tela de um computador ou de um equipamento portátil, como um telefone celular. O custo estimado do aparelho, quando ele for fabricado industrialmente, é de R$ 450.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Exames

Vírus

Sensores

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.