05/04/2018

Brasil lança estratégia para melhorar vida de idosos

Com informações da OPAS

Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

O governo lançou a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, uma iniciativa que busca alcançar o envelhecimento ativo, saudável, cidadão e sustentável para todos os brasileiros.

A iniciativa é uma recomendação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), braço continental da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Entre as diretrizes da estratégia estão a observância das dimensões de avaliação de comunidades e cidades conforme metodologia da OMS adaptada às particularidades da realidade brasileira, a execução municipal orientada pelo Governo Federal do Brasil e pela OPAS e avaliada pelo Estado e a participação dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa, inclusive em validações.

A iniciativa terá como prioridades o combate à violência e ao abuso financeiro, psicológico ou físico contra o idoso, bem como a adaptação de residências para essa população, atividades formativas, medidas de prevenção de quedas e cuidados em saúde; entre outras.

Domínios da vida urbana

Na Estratégia, o Brasil atende às recomendações da OMS para avaliação e desenvolvimento dos Planos de Ação voltados à adaptação das cidades às necessidades dos idosos.

Ao todo oito domínios da vida urbana podem influenciar na saúde e na qualidade de vida dessa população:

  • Espaços ao ar livre e edifícios;
  • Transportes
  • Habitação
  • Participação social
  • Respeito e integração social
  • Participação cívica e emprego
  • Comunicação e informação
  • Apoio da comunidade e serviços de saúde

Além dessas, mais uma dimensão foi oferecida para que os municípios brasileiros tenham flexibilidade ao inserir ações que considerem não contempladas nas oito dimensões: "Escolhas Locais".

Envelhecimento ativo

O número de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos vai mais que dobrar no mundo em 2050, passando de 900 milhões em 2015 para cerca de 2 bilhões. Por isso, a OMS acredita ser importante que os idosos de hoje e os do futuro possam envelhecer de maneira saudável e ativa. Ou seja, que a idade avançada não impeça as pessoas de ser e fazer o que querem ou valorizam.

Um estudo apoiado pela OMS e publicado em 2017 na revista Lancet Global Health mostrou que um em cada seis idosos sofre alguma forma de abuso. Esse número é maior do que o estimado anteriormente e a previsão é de que aumente à medida que as populações envelhecerem em todo o mundo.

A pesquisa descobriu que quase 16% das pessoas com 60 anos ou mais foram submetidas a abusos psicológicos (11,6%), abusos financeiros (6,8%), negligência (4,2%), abusos físicos (2,6%) ou abusos sexuais (0,9%). A pesquisa se baseia nas melhores evidências disponíveis de 52 estudos em 28 países de diferentes regiões, incluindo 12 países de baixa e média renda.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Terceira Idade

Ética

Qualidade de Vida

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.