05/10/2014

Brasil sediará conferência internacional sobre parto natural

Com informações da Agência Fiocruz

Entre os dias 14 e 16 de outubro, a cidade do Rio de Janeiro sediará o congresso internacional Ecos - Normal é Natural: da pesquisa à ação.

O objetivo do evento é debater as estratégias reconhecidas em diversos países para ampliação do trabalho de parto, do parto e nascimento normais, bem como a garantia do protagonismo da mulher na perspectiva de seus direitos sexuais e reprodutivos.

A conferência é uma oportunidade de rediscutir o modelo de atenção ao parto no Brasil, em que 52% dos nascimentos ocorrem por cesariana, segundo dados da pesquisa Nascer no Brasil, apresentada pela Fiocruz em maio de 2014. E essa proporção vem aumentando dois por cento ao ano, em média.

A Normal Labour and Birth Research Conference tem ocorrido de maneira regular desde 2002, tendo sido, a partir de 2009, realizada fora do Reino Unido em duas ocasiões: em 2010, no Canadá, e, em 2012, na China. Em 2014, o Brasil sediará pela primeira vez este evento na América Latina.

Promovido pela Fiocruz e pela Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo), a conferência receberá convidados do Reino Unido, França, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Dinamarca e Argentina a fim de possibilitar a troca de conhecimentos, estabelecer contatos e conhecer novos avanços na atual ciência com base em evidências acerca da natureza e das culturas ao redor do parto.

A conferência internacional irá abordar temas como a epigenética e o futuro do nascimento, o conceito de segurança na atenção ao parto, as formas de organização das parteiras profissionais e a formação dessas profissionais em outros países. Além disso, a importância de prevenir lesões no períneo, a transição da vida fetal para os primeiros dias da vida uterina, a importância da amamentação, o respeito ao desejo da mulher de conduzir o parto e a saúde mental materna também serão tratados no encontro.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde da Mulher

Cuidados com o Recém-nascido

Gravidez

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.