12/04/2021

Café forte meia hora antes do exercício aumenta a queima de gordura

Redação do Diário da Saúde
Café forte meia hora antes do exercício aumenta a queima de gordura
Como poucos suplementos alimentares ajudam realmente a perder peso, o café pode se mostrar uma alternativa válida e barata.
[Imagem: University of Granada]

Café para queimar gordura

A cafeína (cerca de 3 mg/kg, o equivalente a um café forte) ingerida meia hora antes do exercício aeróbico aumenta significativamente a taxa de queima de gordura.

E, se o exercício for realizado à tarde melhor, porque os efeitos da cafeína são mais marcantes do que pela manhã.

"A recomendação de se exercitar com o estômago vazio pela manhã para aumentar a oxidação das gorduras é comum. No entanto, essa recomendação pode carecer de embasamento científico, pois não se sabe se esse aumento se deve ao exercício pela manhã ou por não comer por um período mais longo," explica o Dr. Francisco Gahete, da Universidade de Granada (Espanha).

Participaram da pesquisa 15 homens (idade média de 32 anos), realizando um teste de exercício quatro vezes em intervalos de sete dias.

Os participantes ingeriram 3 mg/kg de cafeína ou um placebo às 8h e às 17h (cada indivíduo completou os testes em todas as quatro condições em ordem aleatória). As condições anteriores a cada teste de exercício (horas decorridas desde a última refeição, exercício físico ou consumo de substâncias estimulantes) foram estritamente padronizadas e foi medida a oxidação de gordura durante o exercício.

"Os resultados do nosso estudo mostraram que a ingestão aguda de cafeína 30 minutos antes de realizar um teste de exercício aeróbio aumentou a oxidação máxima de gordura durante o exercício, independentemente da hora do dia," detalhou Francisco Amaro, coautor do estudo.

Queima de gordura ao longo do dia

A queima da gordura ocorreu em maior nível nos dois horários, mas o experimento confirmou a existência de uma variação diurna na oxidação das gorduras durante o exercício, sendo os valores maiores no período da tarde do que na manhã para tempos iguais de jejum.

Para comparação, a cafeína aumentou a oxidação da gordura durante os exercícios matinais de maneira semelhante à observada à tarde sem a ingestão de cafeína.

Em resumo, os resultados deste estudo sugerem que a combinação de ingestão de cafeína e exercícios aeróbicos realizados em intensidade moderada à tarde fornecem o cenário ideal para pessoas que buscam aumentar a queima de gordura durante o exercício físico.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Caffeine increases maximal fat oxidation during a graded exercise test: is there a diurnal variation?
Autores: Mauricio Ramírez-Maldonado, Lucas Jurado-Fasoli, Juan del Coso, Jonatan R. Ruiz, Francisco J. Amaro-Gahete
Publicação: Journal of the International Society of Sports Nutrition
Vol.: 18, Article number: 5
DOI: 10.1186/s12970-020-00400-6
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