22/01/2014

Câncer do pâncreas é curado em cobaias em seis dias

Com informações da BBC
Câncer do pâncreas é curado em cobaias em seis dias
À esquerda, células de câncer no pâncreas aparecem em verde. Após o tratamento de seis dias (direita), elas desapareceram quase por completo.
[Imagem: Douglas Fearon]

Pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, afirmam ter descoberto um tratamento que poderia eliminar o câncer de pâncreas em cerca de uma semana.

Segundo eles, seu estudo revelou como funciona a barreira protetora que circunda os tumores do pâncreas.

Usando esse conhecimento, eles desenvolveram uma droga que consegue romper essa barreira, permitindo que o sistema imunológico do paciente mate as células cancerígenas.

O tratamento, que consiste em doses do medicamento combinadas com uma substância que potencializa a ação das células de defesa do organismo, foi testado até agora apenas em cobaias.

Esses testes iniciais resultaram na eliminação quase total do câncer em camundongos em seis dias.

Douglas Fearon e seus colegas especulam que o tratamento também poderia ser usado em outros tipos de tumores sólidos - como em casos de câncer de pulmão e câncer de ovário.

O câncer de pâncreas, um dos mais letais, é a oitava causa mais comum de mortes por câncer no mundo. Ela afeta homens e mulheres igualmente e é mais frequente em pessoas com idade acima dos 60 anos.

De acordo com o levantamento mais recente do Ministério da Saúde, a doença matou mais de 7.700 pessoas no Brasil em 2011.

Por apresentar poucos sintomas em seus estágios iniciais, o câncer pancreático costuma ser diagnosticado somente em estágio mais avançado.

O fundador da Apple, Steve Jobs, e o ator americano Patrick Swayze estão entre as vítimas famosas da doença.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Câncer

Desenvolvimento de Medicamentos

Sistema Imunológico

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.