20/04/2023

Cápsula ingerível monitora com precisão radiação no tratamento do câncer

Redação do Diário da Saúde
Cápsula ingerível mede com precisão radiação no tratamento do câncer
O dosímetro de cápsula é composto por uma fibra óptica flexível encapsulada com nanocintiladores persistentes de raios X, um filme de polianilina e um sistema eletrônico de leitura de luminescência miniaturizada sem fio.
[Imagem: SIAT]

Dosímetro de ingerir

Na radioterapia, a precisão no direcionamento da radiação até o tecido tumoral é crucial não apenas para combater o tumor, mas também para minimizar os danos ao tecido saudável.

O problema é que monitorar a dose de radiação disparada e absorvida em tempo real, particularmente no trato gastrointestinal, é muito difícil.

Além disso, os métodos existentes usados para monitorar indicadores bioquímicos, como pH e temperatura, são inadequados para uma avaliação abrangente da radioterapia.

Para enfrentar esse desafio, uma equipe de pesquisa conjunta de universidades da China e de Cingapura desenvolveu um dosímetro de raios X na forma de uma cápsula ingerível. Com diâmetro de 5 mm, similar a uma cápsula de medicamento, o sensor calcula a dose de radiação com base na radioluminescência e na temperatura, usando um modelo de regressão baseado em rede neural.

Os dosímetros clínicos in vivo existentes hoje, como os transistores de efeito de campo, sensores de termoluminescência e filmes opticamente excitados, são comumente colocados diretamente sobre ou perto da pele do paciente, para estimar a dose absorvida na área alvo.

O dosímetro ingerível, por sua vez, foi aproximadamente cinco vezes mais preciso do que esses métodos padrão para determinação da dose aplicada de raios X.

Cápsula ingerível mede com precisão radiação no tratamento do câncer
Componentes da cápsula, que pode ser adaptada para diferentes cânceres, em diferentes partes do corpo.
[Imagem: SIAT]

Uso em vários cânceres

Com a capacidade adicional de medir pH e temperatura, o sensor ingerível pode avaliar a dose absorvida durante a radioterapia para câncer gástrico e pode ser usado para monitorar o tratamento de diferentes malignidades com otimização adicional do tamanho da cápsula.

"No futuro, esta cápsula poderá ser colocada no reto para braquiterapia de câncer de próstata ou na cavidade nasal superior para medição em tempo real da dose absorvida no carcinoma nasofaríngeo, minimizando os danos causados pela radiação às estruturas circundantes," disse o professor Sheng Zonghai, coordenador da pesquisa.

Checagem com artigo científico:

Artigo: A swallowable X-ray dosimeter for the real-time monitoring of radiotherapy
Autores: Bo Hou, Luying Yi, Dehong Hu, Zichao Luo, Duyang Gao, Chao Li, Bowen Xing, Jiong-Wei Wang, Chuen Neng Lee, Rong Zhang, Zonghai Sheng, Bin Zhou, Xiaogang Liu
Publicação: Nature Biomedical Engineering
DOI: 10.1038/s41551-023-01024-2
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Exames

Câncer

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.