19/06/2023

Cápsula de vídeo ingerível é guiada dentro do estômago por joystick

Redação do Diário da Saúde
Cápsula de vídeo ingerível é guiada dentro do estômago por joystick
Protótipo da cápsula ingerível de vídeo, que pode ser guiada remotamente.
[Imagem: AnX Robotica]

Comprimido que faz vídeo

Embora os endoscópios de cápsulas de vídeo ingeríveis existam há muitos anos, esses comprimidos "espiões" têm tido seu uso limitado pelo fato de não poderem ser controladas pelos médicos: Eles se movem passivamente, levados apenas pela gravidade e pelo movimento natural do corpo.

Agora, Andrew Meltzer e colegas da Universidade George Washington (EUA) apresentaram a primeira cápsula de vídeo em miniatura que pode ser dirigida remotamente para todas as regiões do estômago, permitindo visualizar e fotografar áreas potencialmente problemáticas.

A nova tecnologia usa um ímã externo e joysticks portáteis, no estilo dos videogames, para mover a cápsula em três dimensões no estômago, permitindo pela primeira vez substituir a endoscopia tradicional baseada em tubo sem perdas de qualidade no exame - e sem a necessidade de sedação e desconforto associados aos equipamentos tradicionais.

"A endoscopia tradicional é um procedimento invasivo para os pacientes, sem falar que é caro devido à necessidade de anestesia e afastamento do trabalho," comparou Meltzer. "Se estudos maiores puderem provar que este método é suficientemente sensível para detectar lesões de alto risco, as cápsulas controladas magneticamente podem ser usadas como uma maneira rápida e fácil de rastrear problemas de saúde no trato gastrointestinal superior, como úlceras ou câncer de estômago."

Embora o uso do joystick exija tempo e treinamento para guiar este primeiro protótipo da nova cápsula, a equipe já está trabalhando em um software que usará inteligência artificial para conduzir automaticamente a cápsula a todas as partes do estômago.

Os vídeos podem ser facilmente transmitidos para revisão fora do local se um gastroenterologista não estiver no local para ler as imagens, mas a equipe também quer seu software chegue a um nível de inteligência que lhe permita identificar sozinho qualquer possível anormalidade.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Magnetically Controlled Capsule for Assessment of the Gastric Mucosa in Symptomatic Patients (MAGNET): A Prospective, Single-Arm, Single-Center, Comparative Study
Autores: Andrew C. Meltzer, Anita Kumar, Samuel J. Kallus, Samuel A. Schueler, Nikhil Mattu, Yan Ma, Yijie He, David E. Fleischer, David R. Cave
Publicação: iGIE
DOI: 10.1016/j.igie.2023.04.007
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Robótica

Exames

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.