01/02/2022

Cartilagem do joelho é refeita com impulsos elétricos

Redação do Diário da Saúde
Cartilagem do joelho é refeita com impulsos elétricos
O material no joelho da cobaia estimulou o crescimento de cartilagem nova e mecanicamente robusta, tornando o joelho tão forte e funcional quanto antes de ser lesionado.
[Imagem: Thanh Nguyen/UConn]

Eletricidade para crescer cartilagem

A bioengenharia está mais perto de regenerar a cartilagem das nossas articulações.

Yang Liu e seus colegas da Universidade de Connecticut (EUA) reconstruíram com sucesso a cartilagem do joelho de um coelho, um salto promissor para a cura das articulações em humanos.

O que os pesquisadores descobriram agora é que sinais elétricos são a chave para o crescimento normal da cartilagem. Eles projetaram um suporte de tecido feito de nanofibras de ácido poli-L lático (PLLA), um polímero biodegradável frequentemente usado para costurar cortes cirúrgicos.

O nanomaterial tem uma propriedade chamada piezoeletricidade. Quando é apertado, ele produz um pequeno disparo de corrente elétrica. O movimento regular de uma articulação, como uma pessoa caminhando, pode fazer com que o suporte de PLLA gere um campo elétrico fraco, mas constante, que incentiva as células a colonizá-lo e crescer, formando uma nova cartilagem.

Não são necessários fatores de crescimento externos ou células-tronco, que são potencialmente tóxicas ou correm o risco de eventos adversos indesejados, incluindo a formação de tumores.

O mais importante foi que os pesquisadores constataram que a cartilagem que cresceu na perna da cobaia é mecanicamente robusta, permitindo-o andar normalmente.

Regeneração de cartilagem

A artrite é uma doença comum e dolorosa causada por danos às nossas articulações. Normalmente almofadas de cartilagem amortecem esses pontos. Mas lesões ou a idade podem desgastá-lo. À medida que a cartilagem se deteriora, um osso começa a atingir o outro osso e até atividades cotidianas, como caminhar, tornam-se terrivelmente dolorosas.

Os melhores tratamentos disponíveis tentam substituir a cartilagem danificada por um pedaço saudável retirado de outra parte do corpo ou de um doador. Usar a própria cartilagem significa um ferimento adicional em outro local do seu corpo; e, se for de outra pessoa, seu sistema imunológico poderá rejeitá-la.

O melhor tratamento possível seria regenerar a cartilagem saudável na própria articulação danificada, mas até agora nenhuma das abordagens havia funcionado, nem mesmo em combinações de múltiplas técnicas.

"Este é um resultado fascinante, mas precisamos testá-lo em um animal maior, um com tamanho e peso mais próximos de um humano," disse o professor Thanh Nguyen, orientador desta nova pesquisa.

A equipe também planeja observar os animais tratados por pelo menos um ano, provavelmente dois, para garantir que a cartilagem seja durável.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Exercise-induced piezoelectric stimulations for cartilage regeneration in rabbits
Autores: Yang Liu, Godwin Dzidotor, Thinh T. Le, Tra Vinikoor, Kristin Morgan, Eli J. Curry, Ritopa Das, Aneesah McClinton, Ellen Eisenberg, Thanh D. Nguyen
Publicação: Science Translational Medicine
Vol.: 14, Issue 627
DOI: 10.1126/scitranslmed.abi7282
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Ossos e Articulações

Nanotecnologia

Biotecnologia

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.