07/08/2019

Casca de ovo ajuda a curar fraturas e cultivar ossos para implantes

Redação do Diário da Saúde
Casca de ovo ajuda a curar e cultivar ossos para implantes
As cascas de ovos esmagadas são inseridas em uma mistura de hidrogel que forma uma armação em miniatura para o crescimento de ossos.
[Imagem: Edwin L. Aguirre]

Ossos de casca de ovo

As cascas de ovos podem melhorar o crescimento de ossos novos e fortes, além de cultivar ossos necessários em procedimentos médicos ou para recuperação de acidentes.

A técnica poderá no futuro ser aplicada para reparar ossos em pacientes com lesões devido ao envelhecimento, acidentes, câncer e outras doenças, segundo a professora Gulden Camci Unal, da Universidade de Massachusetts (EUA).

Através de um processo inovador criado pela equipe de Unal, as cascas de ovos esmagadas são inseridas em uma mistura de hidrogel que forma uma armação em miniatura para o crescimento de ossos em laboratório.

Quando as partículas da casca de ovo - que são principalmente compostas por carbonato de cálcio - são incorporadas na mistura de hidrogel, elas aumentam a capacidade das células ósseas de crescer e endurecer, resultando em uma cura mais rápida.

Cultivo de ossos

Para que esses ossos possam ser usados em enxertos, as células ósseas seriam retiradas do corpo do paciente, introduzidas nessa substância e depois cultivadas em uma incubadora, antes que o novo osso resultante fosse implantado no paciente.

E, como o osso seria gerado a partir de células retiradas do paciente, a possibilidade de o sistema imunológico do indivíduo rejeitar o novo material é bastante reduzida, segundo Unal.

O processo também pode ser usado para ajudar a desenvolver cartilagem, dentes e tendões, disse ela.

"Este é o primeiro estudo que usa partículas de casca de ovo em uma matriz de hidrogel para reparo ósseo. Já depositamos uma patente para ele e estamos muito entusiasmados com nossos resultados. Antecipamos que o processo pode ser adaptado para uso de muitas maneiras significativas," disse Unal, acrescentando que, no futuro, partículas de casca de ovo também poderão servir como veículo para entregar proteínas, peptídeos, fatores de crescimento, genes e medicamentos no corpo.


Ver mais notícias sobre os temas:

Ossos e Articulações

Biotecnologia

Cirurgias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2019 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.