17/11/2014

Células-tronco são transformadas em armas contra o câncer

Com informações da BBC

Cientistas da Escola de Medicina de Harvard (EUA) descobriram um jeito de transformar células-tronco em "máquinas" para lutar contra o câncer cerebral.

Em uma experiência com ratos, as células-tronco foram geneticamente modificadas para produzir toxinas que podem matar tumores no cérebro sem matar as células normais.

Os pesquisadores dizem que o próximo passo seria testar esse processo em seres humanos.

Toxinas anticâncer

"Depois de fazer toda a análise molecular e de imagem para controlar a inibição da síntese de proteínas dentro de tumores cerebrais, nós vimos as toxinas matarem as células cancerígenas", explicou Khalid Shah, principal autor da pesquisa.

"Toxinas para matar o câncer têm sido utilizadas com grande sucesso em uma variedade de tumores sanguíneos, mas eles não funcionam bem em tumores sólidos, porque os tumores não são tão acessíveis e as toxinas têm uma vida curta," acrescentou.

Mas a manipulação genética das células-tronco pode ter mudado tudo isso, segundo Khalid Shah: "Agora, temos células-tronco resistentes a toxinas que podem fazer e liberar essas drogas que matam o câncer."

Nos testes em animais, as células cancerígenas morreram na hora, como se não tivessem nenhum tipo de defesa contra a toxina.

Cautela

Para Nell Barrie, cientista do Instituto de Pesquisa de Câncer do Reino Unido, o estudo teve resultados excelentes, mas é preciso ter cautela.

"Até agora a técnica só foi testada em ratos e em células cancerígenas em laboratório. Muito trabalho ainda precisa ser feito antes de nós afirmarmos se esse tratamento é eficiente e pode ajudar os pacientes com tumores cerebrais", afirmou.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Células-tronco

Câncer

Cérebro

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.