31/08/2018

Células vivas impressas em 3D para recuperar lesões na medula espinhal

Redação do Diário da Saúde
Dispositivo com células vivas impressas em 3D para recuperar lesões na medula espinhal
O dispositivo (acima) e as células vivas depositadas sobre ele, vistas ao microscópio.
[Imagem: University of Minnesota]

Tratamento para lesão na medula espinhal

Este dispositivo inovador impresso em 3D promete no futuro ajudar pacientes com lesões na medula espinhal a recuperarem ao menos parte de suas funções motoras.

É um guia impresso em 3D, feito de silicone, que serve como plataforma para células vivas especializadas que são depositadas no dispositivo por meio de impressão 3D.

A ideia é que o guia seja implantado cirurgicamente na área lesada da medula espinhal, onde servirá como um tipo de ponte entre as células nervosas vivas acima e abaixo da área da lesão.

Isso não apenas ajudaria os pacientes aliviando a dor, mas também pode refazer as ligações neurais em uma medida suficiente para que se recupere algumas funções, como o controle dos músculos, do intestino e da bexiga.

"Esta é a primeira vez que se consegue imprimir diretamente células-tronco neuronais derivadas de células humanas adultas em um guia impresso em 3D e fazer com que as células se diferenciem em células nervosas ativas no laboratório," disse o professor Michael McAlpine, da Universidade de Minnesota (EUA). "O fato de termos sido capazes de manter cerca de 75% das células vivas durante o processo de impressão 3D e transformá-las em neurônios saudáveis é bastante surpreendente".

Sua colega Ann Parr acrescenta que "este é um primeiro passo muito entusiasmante rumo ao desenvolvimento de um tratamento para ajudar as pessoas com lesões na medula espinhal. Atualmente, não existe nenhum tratamento bom e preciso para as pessoas com lesões na medula espinhal de longo prazo."

Os resultados foram publicados na revista científica Advanced Functional Materials e deverão ajudar outras equipes que estão trabalhando em técnicas similares.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Células-tronco

Cirurgias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.