25/10/2022

Cérebro adulto mostra plasticidade inesperada e recupera visão

Redação do Diário da Saúde
Cérebro adulto mostra plasticidade inesperada e recupera visão
A pesquisa abre novos caminhos para lidar com a capacidade do cérebro de se recuperar.
[Imagem: Carey Y.L. Huh et al. - 10.1016/j.cub.2022.09.005]

Plasticidade cerebral adulta

Médicos descobriram que o cérebro adulto tem o potencial de se recuperar - ao menos parcialmente - de um tipo de cegueira hereditária.

Isso traz esperanças para esses pacientes, que já nascem com a deficiência, uma vez que a equipe conseguiu demonstrar os mecanismos pelos quais alguns adultos com essa deficiência visual grave podem começar a ver. Além disso, os resultados dão uma nova visão da chamada plasticidade cerebral, uma capacidade ainda não totalmente compreendida de como nosso cérebro pode se recuperar de lesões ou se adaptar a novas situações.

A Dra Carey Huh e seus colegas da Universidade da Califórnia em Irvine estavam examinando o tratamento para amaurose congênita de Leber (ACL). O termo refere-se a um grupo de doenças hereditárias da retina, marcadas por deficiências visuais graves já no nascimento.

A condição, que surge devido a mutações em qualquer um de um grupo de mais de duas dúzias de genes, causa degeneração ou disfunção nos fotorreceptores da retina.

A administração de compostos químicos, chamados retinoides sintéticos, pode restaurar uma quantidade notável de visão em crianças com ACL. A equipe queria descobrir se o tratamento poderia fazer alguma diferença para adultos que têm a doença.

E eles ficaram surpresos com o que descobriram: A sinalização da via visual central foi significativamente restaurada nos adultos testados, especialmente os circuitos que lidam com informações provenientes de ambos os olhos.

"Francamente, ficamos impressionados com o quanto o tratamento resgatou circuitos cerebrais envolvidos na visão," disse o Dr. Sunil Gandhi, membro da equipe. "Enxergar envolve mais do que retinas intactas e funcionais. Tudo começa no olho, que envia sinais por todo o cérebro. É nos circuitos centrais do cérebro que a percepção visual realmente surge."

Novo paradigma

Até agora, os cientistas acreditavam que os circuitos cerebrais só conseguiriam se conectar corretamente se o tratamento fosse aplicado na infância, antes da maturação do desenvolvimento cerebral.

Esta descoberta abre novas possibilidades de pesquisa.

"Sempre que você tem uma descoberta que rompe com suas expectativas sobre a possibilidade de o cérebro se adaptar e religar, isso lhe ensina um conceito mais amplo," disse Gandhi. "Este novo paradigma pode ajudar no desenvolvimento de terapias com retinoides para resgatar mais completamente a via visual central de adultos com essa condição."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Retinoid therapy restores eye-specific cortical responses in adult mice with retinal degeneration
Autores: Carey Y.L. Huh, Henri Leinonen, Taylor Nakayama, Julia R. Tomasello, Jianye Zhang, Jack Zeitoun, John P. Peach, Maximilian Halabi, Jianying Z. Kiser, Krzysztof Palczewski, Philip D. Kiser, Sunil P. Gandhi
Publicação: Current Biology
DOI: 10.1016/j.cub.2022.09.005
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Olhos e Visão

Cérebro

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.