26/09/2023

ChatGPT supera médicos no diagnóstico de pacientes no pronto-socorro

Redação do Diário da Saúde
ChatGPT supera médicos no diagnóstico de pacientes no pronto-socorro
"Existe aqui potencial para poupar tempo e reduzir os tempos de espera no departamento de emergência," disseram os pesquisadores.
[Imagem: Gianni Crestani/Pixabay]

ChatGPT no pronto-socorro

O bate-papo de inteligência artificial ChatGPT teve um desempenho tão bom quanto um médico treinado ao sugerir diagnósticos prováveis para pacientes avaliados no pronto-socorro ou em departamentos de medicina de emergência.

O estudo-piloto, apresentado durante o Congresso Europeu de Medicina de Emergência, foi realizado no Hospital Jeroen Bosch, nos Países Baixos.

"Assim como muitas outras pessoas, testamos o ChatGPT e ficamos intrigados ao ver como ele funcionou bem no exame de alguns casos de diagnóstico complexos. Então, montamos um estudo para avaliar o quão bem o bate-papo funciona em comparação com médicos com uma coleção de casos de medicina de emergência da prática diária," contou o professor Hidde ten Berg, coordenador do estudo.

Os pesquisadores inseriram as anotações médicas de 30 pacientes atendidos na emergência, incluindo sinais, sintomas e exames físicos. Eles usaram duas versões do ChatGPT (a versão 3.5 gratuita e a versão 4.0 para assinantes). Também foram fornecidos ao chatbot os resultados de exames laboratoriais, como análises de sangue e urina.

Para cada caso, foram comparados a lista de diagnósticos prováveis gerada pelo chatbot, a lista de diagnósticos prováveis feita pelos médicos que atenderam o paciente e o diagnóstico correto do paciente.

Houve uma sobreposição significativa (cerca de 60%) entre as listas geradas pelo ChatGPT e pelos médicos. Os médicos tiveram o diagnóstico correto entre os cinco principais diagnósticos prováveis em 87% dos casos, em comparação com 97% para o ChatGPT versão 3.5 e 87% para a versão 4.0.

Em outras palavras, o ChatGPT gratuito acertou o diagnóstico correto de cada paciente significativamente mais do que os médicos.

"É vital lembrar que o ChatGPT não é um dispositivo médico e há preocupações com a privacidade ao usar o ChatGPT com dados médicos. No entanto, existe aqui potencial para poupar tempo e reduzir os tempos de espera no departamento de emergência. O benefício do uso da inteligência artificial pode estar no suporte aos médicos com menos experiência ou na ajuda na detecção de doenças raras," disse Berg.

Checagem com artigo científico:

Artigo: ChatGPT and Generating a Differential Diagnosis Early in an Emergency Department Presentation
Autores: Hidde ten Berg, Bram van Bakel, Lieke van de Wouw, Kim E. Jie, Anoeska Schipper, Henry Jansen, Rory D. O’Connor, Bram van Ginneken
Publicação: Annals of Emergency Medicine
DOI: 10.1016/j.annemergmed.2023.08.003
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Atendimento Médico-Hospitalar

Diagnósticos

Ética

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.