24/10/2023

Cientistas mapeiam as influências do ciclo menstrual no cérebro feminino

Redação do Diário da Saúde
Cientistas mapeiam as influências do ciclo menstrual no cérebro feminino
O resultado é um autêntico mapa dos ritmos dos hormônios no cérebro feminino.
[Imagem: Rachel G. Zsido et al. - 10.1038/s44220-023-00125-w]

Ciclo menstrual no cérebro

Os hormônios ovarianos têm efeitos significativos no cérebro, e a menopausa precoce pode estar associada a um risco aumentado de envelhecimento cerebral e demência mais tarde na vida.

Agora, cientistas conseguiram descrever um mecanismo responsável por isto: As flutuações nos hormônios ovarianos afetam a plasticidade estrutural em regiões-chave do cérebro durante os anos reprodutivos.

Rachel Zsido e colegas do Instituto Max Planck de Ciências Cognitivas e do Cérebro (Alemanha) coletaram amostras de sangue das voluntárias, usaram ultrassom para rastrear o crescimento folicular nos ovários (para identificar o momento da ovulação) e utilizaram ressonância magnética de campo ultra-alto para ampliar sub-regiões do lobo temporal medial e do hipocampo, porque essas regiões são densas em receptores de hormônios sexuais e são críticas para a função cognitiva, como a memória episódica.

Ao contrário de estudos anteriores, a equipe examinou os cérebros femininos não apenas em um determinado momento, mas em seis momentos ao longo do ciclo menstrual. Este desenho longitudinal captura as mudanças dinâmicas nos hormônios sexuais - durante o ciclo menstrual, o estradiol aumenta durante a primeira metade do ciclo e atinge o pico próximo à ovulação, enquanto a progesterona domina a segunda metade do ciclo.

Maré cerebral

O resultado é um autêntico mapa dos ritmos dos hormônios no cérebro das mulheres durante a menstruação, que fluem e refluem como uma maré, alterando as funções cerebrais de modo muito intenso.

"Conseguimos determinar que certas regiões do lobo temporal medial, que são cruciais para a memória episódica e a cognição espacial, se expandem sob níveis elevados de estradiol e baixos níveis de progesterona - isto é, essas áreas do cérebro se remodelam em sincronização com o ciclo menstrual.

"No geral, o cérebro feminino ainda é pouco estudado na neurociência cognitiva. Embora os hormônios esteroides sexuais sejam moduladores poderosos da aprendizagem e da memória, menos de 0,5% da literatura de neuroimagem considera as fases de transição hormonal, como o ciclo menstrual, a influência de contraceptivos hormonais, gravidez e menopausa. Estamos empenhados em lidar com esta lacuna fundamental na investigação. Para identificar os mecanismos subjacentes ao risco e à resiliência a desordens de saúde mental, como a depressão ou a doença de Alzheimer, precisamos de uma compreensão mais profunda de como o cérebro feminino saudável se adapta a mudanças," disse a professora Julia Sacher, coordenadora da pesquisa.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Ultra-high-field 7T MRI reveals changes in human medial temporal lobe volume in female adults during menstrual cycle
Autores: Rachel G. Zsido, Angharad N. Williams, Claudia Barth, Bianca Serio, Luisa Kurth, Toralf Mildner, Robert Trampel, Frauke Beyer, A. Veronica Witte, Arno Villringer, Julia Sacher
Publicação: Nature Mental Health
Vol.: 1, pages 761-771
DOI: 10.1038/s44220-023-00125-w
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde da Mulher

Sexualidade

Cérebro

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.