06/12/2022

Cinco mandamentos do budismo são suficientes contra depressão

Redação do Diário da Saúde
Cinco preceitos do budismo são suficientes contra depressão
Os cinco preceitos do Budismo desenvolvem uma sabedoria derivada de cinco meditações correspondentes.
[Imagem: vined mind/Pixabay]

Cinco Preceitos do Budismo

Pessoas que observam os Cinco Preceitos do Budismo - um sistema de ética fundamental para os seguidores da religião - podem se proteger de altos níveis de estresse e neuroticismo, um traço de personalidade caracterizado pela suscetibilidade a emoções negativas.

Os Cinco Preceitos do Budismo orientam os seguidores a:

  • Não matar.
  • Não roubar.
  • Não se envolver em má conduta sexual.
  • Não contar mentiras mal-intencionadas.
  • Não usar drogas.

Pesquisas anteriores indicaram que observar os Cinco Preceitos pode aumentar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas em geral, incluindo seguidores não sérios do budismo. No entanto, as conclusões não eram tão diretas se a prática dos preceitos poderia aliviar sintomas específicos, como aqueles apresentados por pessoas com alto risco de depressão.

Para responder a essa questão, Nahathai Wongpakaran e colegas da Universidade de Chiang Mai, na Tailândia, focaram nas ligações conhecidas entre neuroticismo, estresse e depressão. Já se sabe que um maior neuroticismo está associado a um maior risco de depressão, tanto direta quanto indiretamente, por meio do estresse percebido - como as pessoas pensam e se sentem após eventos estressantes da vida.

Proteção contra depressão

A pesquisa mostrou que observar os Cinco Preceitos em alto grau - tê-los como guia de vida e pensar neles constantemente - amortece a influência do estresse percebido na depressão.

Os resultados indicam que pessoas com altos níveis de neuroticismo e estresse podem ter menos probabilidade de desenvolver sintomas depressivos quando seguem os Cinco Preceitos de perto.

Os pesquisadores observam que, embora o estudo sugira benefícios potenciais para os Cinco Preceitos no contexto da depressão, estes experimentos especificamente não permitem confirmar uma relação de causa e efeito. Grande parte dos participantes era do sexo feminino e vivia sozinha, e o envolvimento religioso dos participantes foi autorrelatado, com 93,3% afirmando serem budistas.

A equipe pretende a seguir idealizar novas pesquisas para determinar se estes resultados podem se estender à população em geral, sobretudo entre aos não-budistas.

"A prática dos Cinco Preceitos faz com que as pessoas se sintam seguras, já que todos esses comportamentos são inofensivos e potencialmente fornecem ao praticante estressado um amortecedor contra a depressão," concluíram os pesquisadores em seu artigo.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Moderating role of observing the five precepts of Buddhism on neuroticism, perceived stress, and depressive symptoms
Autores: Nahathai Wongpakaran, Phurich Pooriwarangkakul, Nadnipa Suwannachot, Zsuzsanna Mirnics, Zsuzsanna Kövi, Tinakon Wongpakaran
Publicação: PLoS ONE
DOI: 10.1371/journal.pone.0277351
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Espiritualidade

Felicidade

Ética

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.