24/11/2011

Confirmado novo vírus causador de câncer

Redação do Diário da Saúde

Oncovírus

Cientistas norte-americanos confirmaram o citomegalovírus como uma causa dos tipos mais comuns de câncer das glândulas salivares.

O citomegalovírus (CMV) vem se juntar a um pequeno grupo dos chamados oncovírus - os vírus causadores de câncer.

Agora já são oito os oncovírus identificados. O mais conhecido deles é o HPV.

Felizmente, parece que os vírus não têm apenas o papel de bandido: descobertas recentes revelaram os vírus oncolíticos - vírus capazes de destruir o câncer.

Citomegalovírus

A classificação do citomegalovírus como oncovírus tem importantes implicações para a saúde humana.

Esse vírus, que tem alta prevalência entre os humanos, pode causar doenças severas, e mesmo fatais, em pacientes com sistema imunológico comprometido.

Ele também causa defeitos de nascimento se a mulher tiver o primeiro contato com o citomegalovírus quando está grávida.

Michael Melnick, pesquisador da Universidade da Califórnia, afirma que a descoberta de seu grupo não descarta a possibilidade de que o CMV tenha papel em outros cânceres, além daquele das glândulas salivares.

Contra-ataque

"Nos pacientes saudáveis, como sistemas imunológicos normais, o citomegalovírus fica dormente e inativo nas glândulas salivares. Ninguém sabe o que o reativa," explica o pesquisador.

O estudo demonstrou que, quando há um tumor nas glândulas salivares, o vírus está ativo e há uma maior concentração de proteínas associadas a ele.

Mais do que isso, a quantidade de proteínas criadas pelo vírus tem uma correlação positiva com a gravidade do câncer.

Isto foi importante porque, conhecendo as proteínas que o vírus usa para intensificar o câncer, há agora um caminho a seguir em busca de contra-atacá-lo.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vírus

Câncer

Sistema Imunológico

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.