27/07/2012

Combinação de medicamentos é duas vezes melhor contra mieloma múltiplo

Com informações da Agência Fapesp
Combinação de medicamentos é duas vezes melhor contra mieloma múltiplo
Uso combinado dos medicamentos talidomida e dexametasona foi mais eficaz para retardar a progressão da doença em pacientes transplantados.
[Imagem: Ag.Fapesp]

Duas vezes melhor

Pesquisadores brasileiros descobriram que o uso combinado dos medicamentos talidomida e dexametasona é mais eficaz para retardar a progressão do mieloma múltiplo do que o uso isolado de dexametasona.

O estudo analisou pacientes com mieloma múltiplo submetidos a transplante autólogo de medula óssea, atendidos em quatro hospitais universitários do país.

Após 27 meses de acompanhamento, 30% dos pacientes que receberam dexametasona ainda estavam livres da doença.

No grupo que recebeu a combinação de talidomida e dexametasona, o número foi de 64% - mais que o dobro.

Os resultados foram publicados no American Journal of Hematology.

Mieloma múltiplo

O mieloma múltiplo é um tipo de câncer que se desenvolve dentro da medula óssea devido ao crescimento descontrolado dos plasmócitos, células responsáveis pela produção de anticorpos.

A doença prejudica a produção de hemácias, causando anemia, e favorece a liberação de substâncias que deixam os ossos frágeis.

"Ainda não existe cura, mas novos tratamentos estão conseguindo retardar cada vez mais a progressão do câncer. O mieloma, hoje, tem a perspectiva de se tornar uma doença crônica," disse Angelo Maiolino, professor da UFRJ e autor principal do estudo.

O tratamento atualmente considerado como "padrão-ouro", explica o pesquisador, envolve quimioterapia e drogas antineoplásicas como o bortezomibe, além de transplante autólogo de medula óssea - aquele feito com células do próprio paciente - e uma terapia de manutenção com medicamentos que modulam o sistema imunológico, como corticoides e talidomida.

"Apenas 30% dos pacientes, porém, estão aptos para o transplante - recomendável para pessoas até 65 anos. Os outros 70% precisam ser tratados apenas com medicamentos", disse Maiolino.

Talidomida

Segundo o pesquisador, na época em que o estudo foi idealizado, há cerca de dez anos, ainda não era comum administrar terapia de manutenção após o transplante.

"A talidomida era usada apenas nos casos de recaída da doença. Nosso objetivo era investigar se ela traria benefícios também se usada para retardar o reaparecimento do câncer", explicou.

Durante o período de realização do projeto, seis outros estudos foram publicados em diversos países avaliando a eficácia da talidomida como terapia de manutenção. "Alguns compararam com outro tipo de corticoide, como a prednisona, outros com interferon, e outros, com placebo. Todos concluíram que a talidomida aumentou a sobrevida livre de progressão da doença", contou Maiolino.

Além de atuar diretamente nos plasmócitos, impedindo que fiquem aderidos à medula óssea, a droga inibe a formação dos vasos sanguíneos que irrigam as células malignas, que acabam morrendo.

"Graças às novas combinações de medicamentos, foi possível aumentar a mediana de sobrevida livre de progressão da doença de três para oito anos na última década. Parece pouco, mas é um salto considerável quando se trata de câncer", disse Maiolino.

Na opinião do pesquisador, a tendência para o futuro é que a talidomida seja substituída na terapia de manutenção pela lenalidomida, uma droga da mesma classe, mas de segunda geração e com menos efeitos colaterais.

"Mais cedo ou mais tarde, todos que fazem uso prolongado da talidomida sofrem de neuropatia periférica, uma inflamação nos nervos que limita o uso do medicamento. Como isso não acontece com a lenalidomida, ela pode ser usada por mais tempo. Mas, infelizmente, esse medicamento ainda não está aprovado no Brasil", ressaltou Maiolino.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Tratamentos

Quimioterapia

Câncer

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.