26/09/2018

Guia para checar se uma notícia é falsa

Com informações da BBC
Guia de como checar se uma notícia é falsa
As notícias falsas circulam 70% mais do que as verdadeiras na internet porque apelam para a emoção, não para o intelecto.
[Imagem: CC0 Creative Commons]

Apelo às emoções

Você abre seu celular e recebe uma notícia encaminhada por um amigo ou parente. Ela confirma completamente suas convicções ou então causa muita surpresa ou repulsa?

Segundo especialistas, este apelo às emoções mais imediatas é uma das características principais do conteúdo falso.

A disseminação de notícias falsas com o objetivo de manipular a opinião pública preocupa ainda mais com a proximidade das eleições.

Dá um pouco de trabalho checar a veracidade de um conteúdo, mas vale a pena incorporar alguns desses passos a seu dia a dia para que você não se transforme, inadvertidamente, em um vetor de notícias falsas.

A sua própria credibilidade ficará arranhada com seus contatos e sua opinião perderá importância junto a eles, mesmo quando as discussões forem sobre outros assuntos: "Se ele se baseou em uma informação errada uma vez, poderá estar se baseando de novo agora."

Como checar se uma notícia é falsa?

Quando receber uma notícia, tome algumas precauções e reflita..

  1. Pare e pense. Não acredite de pronto na notícia e nem compartilhe o texto de imediato.
  2. Ela lhe causou uma reação emocional muito grande? Desconfie. Notícias inventadas são feitas para causar, em alguns casos, grande surpresa ou repulsa.
  3. A notícia simplesmente confirma alguma convicção sua? Também é uma técnica da notícia inventada. Não quer dizer que seja verdadeira. Desenvolva o hábito de desconfiar e pesquisar.
  4. A notícia está pedindo para você acreditar nela ou, por outro lado, ela está mostrando por que acreditar? Quando a notícia é verdadeira, é mais provável que ela cite fontes ou dê links ou cite documentos oficiais e seja transparente quanto a seu processo de apuração.
  5. Produzir uma reportagem assim que eventos acontecem toma tempo e exige profissionais qualificados. Desconfie de notícias bombásticas no calor do momento.

O que fazer na prática:

  1. Leia a notícia inteira, não apenas o título.
  2. Averigue a fonte:
    1. É uma corrente de WhatsApp ou de outra rede sem autoria alguma ou link para um site? Desconfie e, de preferência, não compartilhe.
    2. Tem autoria? É uma fonte legítima, na qual você já confiou no passado? Se não, talvez seja melhor não confiar. Pesquise o nome do veículo, autor ou da autora na internet e veja o que mais essa pessoa está produzindo e para qual veículo de imprensa. Além disso, preste atenção para averiguar se o site que reproduz a notícia está publicando só notícias de um lado político, por exemplo, mostrando que talvez haja algum viés ideológico.
    3. Há no texto referência a um veículo de imprensa, como se fosse o autor da notícia? Entre no site original do veículo de imprensa para verificar se a notícia está lá de fato.
  3. Digite o título da notícia recebida em um mecanismo de busca. Se for verdadeira, é provável que outros veículos de imprensa confiáveis estejam reproduzindo a mesma notícia. se for falsa, pode ser que veículos de checagem já tenham averiguado o boato. Pesquise nos resultados da busca.
  4. Pesquise, também, os fatos citados dentro da notícia. Ela se apoia em acontecimentos verificáveis? Por exemplo, se ela afirma que alguma autoridade disse algo, há outros veículos de imprensa reproduzindo o que essa autoridade falou? Tente procurar isso na internet.
  5. Verifique o contexto, como a data de publicação. Tirar a notícia verdadeira de contexto, divulgando-a em uma data diferente, por exemplo, é um tipo de desinformação.
  6. Pergunte para a pessoa que encaminhou a notícia para você de quem ela recebeu, se confia na pessoa e se conseguiu checar alguma informação.
  7. Recebeu uma imagem que conta uma história? É possível fazer uma busca "reversa", por meio da imagem, e não por texto, e verificar em que outros sites ela foi reproduzida, o que pode dar pistas de sua veracidade. Salve a foto no seu computador e suba ela no seu mecanismo de busca ou cole o url dela em https://images.google.com/. Se estiver no celular, tente neste site independente: https://reverse.photos.
  8. Recebeu um áudio ou um vídeo com informações? Tente resumir essas informações e pesquise por elas. Exemplo: você recebe um áudio dizendo que no dia seguinte haverá greve de ônibus. Procure: "greve de ônibus" junto com a data. Outra opção é pesquisar: "áudio greve de ônibus WhatsApp", por exemplo. Essa busca pode resultar em um desmentido de uma agência de checagens de notícia, se ela não for verdadeira, ou em uma notícia real de algum órgão de imprensa, se for verdadeira.
  9. Números: a notícia cita números de pesquisas ou de outros dados? Tente procurá-los isoladamente para checar se fazem sentido.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Ética

Comportamento

Educação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.